Paraíba

Paraíba realiza ‘dia D’ de multivacinação com 727 pontos de vacinação

vacinacao_adulto_foto-divulgacao-599x400 Paraíba realiza 'dia D' de multivacinação com 727 pontos de vacinação

Para saber se seu município aderiu ao ‘dia d’ de vacinação, basta acessar o site da prefeitura local ou o perfil da rede social da mesma. (Foto: Reprodução)

194 municípios da Paraíba realizam neste sábado (22) mais uma edição do ‘dia D’ de multivacinação, com objetivo de  ampliar a oferta das vacinas, atualizar esquema o vacinal de rotina e covid-19, além de melhorar a cobertura das vacinas no estado. Conforme apurou o ClickPB, hoje estão sendo as vacinas estão sendo ofertas em 727 locais.

De acordo com a secretaria estadual de saúde, que coordena a ação, a mobilização oferece aos paraibanos as doses das vacinas contra covid-19 e todos os imunizantes do calendário de rotina para atualização das cadernetas que estão em atraso. Durante o ano de 2023, já foram promovidos, cinco ‘dias D’

A vacina bivalente, disponível para todo público a partir de 18 anos, é um dos imunobiológicos que precisa ter a cobertura ampliada na Paraíba. Até o momento, apenas 15,5% do público-alvo foi alcançado, quando a meta estabelecida para esta vacina é de 90%. Mais de 2.980.000 pessoas são elegíveis para o reforço e 849.090 doses de bivalente já foram distribuídas.

O secretário Jhony Bezerra detalhou à imprensa que também há no momento um esforço para ampliar a vacinação contra covid-19 no público infantil (até 11 anos) e em relação a vacina bivalente, no público adulto. “As crianças, sobretudo aquelas com idade entre 6 meses e 4 anos, alcançaram apenas 24,49% de cobertura na primeira dose. Nossos dados também apontam que as crianças entre 5 e 11 anos precisam comparecer para receber a dose de reforço. Em relação aos adultos, temos uma cobertura insuficiente da vacina bivalente”, explicou.

Quem pode tomar a bivalente?

A vacina bivalente contra covid-19, oferecida como reforço para a população a partir de 18 anos, pode ser tomada 4 meses após a última dose monovalente do esquema primário. Quem recebeu outras doses de reforço anteriores também precisa garantir a proteção com a bivalente, respeitando o mesmo período de tempo após a última dose. Pessoas pertencentes aos grupos prioritários devem receber a vacina bivalente a partir de 12 anos.

Saiba onde se vacinar no seu município

Para saber se seu município aderiu ao ‘dia d’ de vacinação, basta acessar o site da prefeitura local ou o perfil da rede social da mesma.

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar