Arthur Elias é o novo técnico da seleção brasileira feminina
Técnico multicampeão pelo Corinthians assume cargo após a saída da sueca Pia Sundhage. (Foto: Thais Magalhães/CBF)
A CBF anunciou Arthur Elias como novo treinador da seleção brasileira feminina. O anúncio foi feito na sede da entidade, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (1°).
O contrato de Arthur será válido até o fim da Copa do Mundo de 2027. Ele irá comandar esse novo ciclo da seleção, que já terá pela frente, no próximo ano, os Jogos Olímpicos de Paris.
“Primeiramente agradecer a confiança do presidente Ednaldo. Dizer que é um sonho realizado, tenho 20 anos como treinador de futebol, e 90% desses 20 anos dedicados ao futebol das mulheres no Brasil. Neste tempo todo, entre acertos e erros, derrotas e vitórias, a preocupação sempre foi o meu desenvolvimento pessoal, junto com a minha comissão técnica, e também o apoio a tudo que envolve o futebol feminino aqui no Brasil”, declarou Arthur, em suas primeiras palavras como treinador da canarinha.
“Me sinto realizado pelo convite, tenho certeza que em pouco tempo vamos conseguir mudar a mentalidade que nós temos aqui na seleção, dentro do futebol feminino no Brasil. É uma missão que eu tenho. A seleção brasileira precisa voltar a ser protagonista mundial, e vejo que posso contribuir para esse objetivo”, continuou o profissional.
Assim como acontece na seleção masculina, Arthur Elias, em primeiro momento, acumulará duas funções. Ele só vai deixar o Corinthians em definitivo depois da Libertadores feminina – a competição ocorre entre os dias 5 a 21 de outubro, na Colômbia.
Ainda em sua fala, o treinador agradeceu a direção do Corinthians, na figura do presidente Duilio Monteiro Alves, e a diretora da modalidade, Cris Gambaré, pelo apoio e também as atletas e profissionais do clube que trabalharam com ele durante a “árdua caminhada”.
Além do treinador, deixam o Corinthians o preparador físico Marcelo Rossetti, o treinador de goleiras Edson Junior e a nutricionista Tiemi Saito.
Rodrigo Iglesias, auxiliar técnico de Arthur Elias, permanece no clube em um primeiro momento, mas deve deixar a agremiação no fim da temporada.
A nova comissão técnica substitui Pia Sundhage, demitida na última quarta-feira (30). A sueca não resistiu à pressão após uma Copa do Mundo muito abaixo das expectativas, com a seleção eliminada ainda na fase de grupos — pior resultado desde 1995.
O treinador de 42 anos deixa o comando do Corinthians após mais de sete anos de trabalho, em que se consolidou como um dos melhores profissionais da modalidade.
Sob sua batuta, o alvinegro foi tetracampeão brasileiro, tricampeão da Libertadores e tricampeão paulista.
Arthur Elias já havia sido cotado para assumir o cargo em 2019, após a saída de Vadão, mas foi preterido pela treinadora sueca. Quatro anos depois, tem a missão de recolocar a seleção verde-amarela na primeira prateleira do futebol feminino mundial, após os tropeços recentes.
R7