Mundo

Juntos na luta contra o imperialismo, diz Kim ao lado de Putin

putin-kim-jong-un-848x477-1 Juntos na luta contra o imperialismo, diz Kim ao lado de PutinPresidente russo, Vladimir Putin (esq.), aperta a mão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir.); eles se encontraram em 13 de setembro de 2023 no cosmódromo de Vostochny, centro espacial localizado no Extremo Oriente da Rússia

O líder da Coreia do NorteKim Jong-un, e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontraram nesta 4ª feira (13.set.2023) no cosmódromo de Vostochny, centro espacial localizado no Extremo Oriente da Rússia. Ao falarem brevemente com os jornalistas presentes no local, o norte-coreano disse apoiar Moscou na guerra contra a Ucrânia.

A Rússia iniciou uma luta sagrada para proteger a sua soberania e segurança”, declarou Kim, citado pela agência Reuters. “Apoiaremos sempre as decisões do presidente Putin e da liderança russa […] e estaremos juntos na luta contra o imperialismo”, completou.

Kim afirmou que a amizade entre Coreia do Norte e Rússia “tem raízes profundas” e aprofundar ainda mais a relação com o Kremlin é “a 1ª prioridade” dos norte-coreanos. “Tenho certeza de que nosso encontro será o próximo passo para levar as relações a um novo nível”, falou.

Putin se disse “feliz” em ver o líder norte-coreano. “É claro que precisamos conversar sobre questões de cooperação econômica e questões de natureza humanitária. Temos muitas perguntas. Quero dizer que estou muito feliz em vê-lo. Obrigado por aceitar o convite e vir para Rússia”, disse o presidente russo, dirigindo-se ao norte-coreano.

Kim Jong-un chegou na 3ª feira (12.set) à Rússia. No começo de setembro, o jornal The New York Times reportou que a ida de Kim à Rússia serviria para negociar a exportação de mais armas a Moscou, que seriam usadas na guerra na Ucrânia.

Segundo a agência de notícias russa Interfax, os 2 líderes visitaram o prédio de montagem e testes do cosmódromo. Putin mostrou a Kim o local onde o novo foguete de lançamento espacial da Rússia, o Angara, está sendo montado.

Questionado se Putin e Kim discutiram a produção e exportação de armas, o secretário de imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, segundo a Reuters, que os 2 países cooperam em áreas “sensíveis”, que não seriam tornadas públicas.

Conforme a agência de notícias, Putin foi questionado se falaria com Kim sobre a compra de armas e munições. O presidente russo respondeu que os 2 discutiriam “todas as questões”, mas sem dar mais detalhes.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar