Mundo

EUA sabiam que Grupo Wagner tinha planos de trair Putin, diz jornal

image_processing20230624-13764-1dpo238-599x400 EUA sabiam que Grupo Wagner tinha planos de trair Putin, diz jornal

Yevgeniy Prigozhin, líder do Grupo Wagner , estaria já planejando uma ação (Foto: Brasil de fato)

egundo informações divulgadas pelo jornal americano Washington Post neste domingo (25), as agências de espionagem dos EUA receberam informações indicando que Yevgeniy Prigozhin, líder do Grupo Wagner , estaria já planejando uma ação armada contra o comando de defesa russo.

A manobra de Prigozhin pegou de suspresa as autoridades americanas que desconhecem o motivo dos planos de Prigozhin, mesmo após ele tentar tomar o controle de um comando militar e avançar com tanques em direção a Moscou em 23 de junho.

Segundo o jornal, houve preocupação sobre o que poderia acontecer: se isso afetaria a continuidade do presidente russo Vladimir Putin no poder e também quais implicações poderiam ocorrer diante do arsenal nuclear russo em meio essa crise política e militar.

Além da Casa Branca, funcionários do alto escalão do Pentágono, do Departamento de Estado e do Congresso também foram informados sobre a situação e levantaram uma preocupação com as chances de ocorrer uma “guerra civil” na Rússia.

De acordo com a reportagem, oficiais ucranianos também monitoravam os passos de Prigozhin, após Moscou ordenar que voluntários do Grupo Wagner assinassem contratos com o governo. A medida teria deixado o chefe mercenário furioso.

Prigozhin é conhecido como “o chef de Putin” porque sua empresa de eventos gastronômicos firma diversos cotratos com o Kremlin. Ele também enfrenta acusações criminais nos Estados Unidos por suposta interferência nas eleições presidenciais de 2016.

Documentos de inteligência obtidos pelo jornal americano revelam que o Grupo Wagner tem construindo um império na África. Prigozhin fornece segurança privada para regimes governamentais em troca de direitos sobre minérios valiosos.

IG

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar