Mundo

Congresso dos EUA: deposição de presidente republicano mergulha Câmara em caos

WhatsApp-Image-2023-10-04-at-06.54.19-700x394 Congresso dos EUA: deposição de presidente republicano mergulha Câmara em caos

Kevin McCarthy dá entrevista coletiva depois de ser destituído do cargo de presidente da Câmara dos Representantes — Foto: REUTERS

 

Em janeiro, o deputado republicano Kevin McCarthy fechou um acordo para se tornar presidente da Câmara que dava a qualquer membro do Congresso o poder de forçar uma votação sobre a possibilidade de destituí-lo.

 

Na terça-feira (3), um republicano — Matt Gaetz — fez exatamente isso. E, com a ajuda dos democratas, conseguiu tirar McCarthy do cargo.

 

Agora, a maioria dos republicanos está perguntando qual será o rumo da Casa. Quase todos votaram para manter McCarthy no cargo, mas bastaram alguns rebeldes para mergulhar a Câmara no caos.

 

Por meses, McCarthy trabalhou para manter a direita sob seu comando.

 

Ele concordou em abrir uma investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden, que é democrata. Ele desistiu de um acordo que havia selado com os democratas no início do ano para aumentar o limite da dívida. Ele permitiu que os conservadores incluíssem trechos alinhados à direita em projetos de lei relacionados ao orçamento e a outros assuntos.

 

Mas todos os seus esforços foram em vão. Quando o presidente da Câmara precisou contar com o apoio democrata para evitar o chamado shutdown (paralisação dos pagamentos federais em função da falta de aprovação do novo orçamento), seu destino político mudou.

 

McCarthy ainda poderia ter lutado para reconquistar o poder — por exemplo convencendo os republicanos que se viraram contra ele a mudarem de ideia, como fez em janeiro. Mas parece que restavam poucas opções, e na noite de terça-feira (3), ele indicou que não concorreria novamente.

 

O cargo de presidente da Câmara que ele buscou durante grande parte de sua carreira política acabou sendo um cavalo de Troia — e, após o término da votação para destituí-lo, ele parecia quase aliviado quando colegas republicanos foram lhe cumprimentar.

 

Não importa qual republicano venha a substituí-lo, as divisões dentro do partido, que tem maioria na Casa, permanecerão. E os desafios para gerir a Câmara continuam os mesmos.

 

Embora a destituição tenha sido histórica — McCarthy foi o primeiro presidente da Câmara a ser retirado por votação na Casa —, ela também é sintoma de uma luta feroz entre os republicanos, divididos entre uma ala tradicional e uma base radical que surgiu com o movimento Tea Party, de 2010.

 

É um embate entre pureza de valores e pragmatismo; entre trabalhar dentro do sistema e mudá-lo.

 

Foi por pouco que McCarthy conseguiu ser eleito presidente da Câmara em janeiro, graças ao apoio de alguns poucos rebeldes republicanos. E foram justamente esses rebeldes republicanos que derrubaram McCarthy na terça-feira.

 

Mas o grande protagonista da noite foi seu rival, Matt Gaetz, que entrou com a “moção para desocupar a cadeira”.

 

Enquanto os republicanos que defendiam McCarthy se revezavam durante uma hora de debate antes da votação final, foi Gaetz — posicionado no lado democrata da Câmara, mas conversando com seus colegas republicanos — quem aproveitou a maior parte do tempo para defender a destituição de seu correligionário e antagonista.

 

O que ficou claro foi que ambos os lados da divisão republicana acham que Washington está com um grave problema financeiro.

 

Para Gaetz, o processo pelo qual os gastos federais são aprovados é o maior motivo para isso. Ele criticou a forma como o Congresso aprova projetos de lei de grandes gastos para diferentes partes do governo federal, que muitas vezes são negociados a portas fechadas e depois votados em um grande pacote.

 

Ele também criticou McCarthy por fazer concessões aos democratas — que controlam o Senado e a Casa Branca — durante as negociações sobre o orçamento e o limite da dívida. Gaetz defendeu que, se o seu partido não adotasse uma linha mais dura, nada em Washington mudaria.

 

Os defensores de McCarthy, por outro lado, disseram que chegar a um acordo faz parte do processo — e que o então presidente da Casa tinha conseguido, apesar de tudo, avançar com a agenda conservadora.

 

O congressista republicano Kelly Armstrong acusou políticos como Gaetz de colocar a arrogância e a arrecadação de fundos acima da governabilidade.

 

“Nos rebaixamos para um lugar onde cliques, o sucesso na TV e a busca incessante pelo gosto mais medíocre das celebridades impulsionam decisões e incentivam o comportamento juvenil.”

Neste momento, a Câmara dos Representantes dos EUA é uma instituição em crise — sem presidente e sem um caminho claro para se eleger um novo nome para o cargo.

 

O processo de destituição terminou na tarde de terça-feira. Os republicanos, parecendo em estado de choque, encontraram-se a portas fechadas para pensar no que querem fazer agora.

 

Já os democratas riram de tudo — aparentemente com a crença de que este caos os beneficiará.

 

Mas a Casa está navegando por águas desconhecidas. E com a iminência de uma paralisação do governo em meados de novembro, deve haver mais turbulência no horizonte.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar