Diversas

Chuva de meteoros Leônidas acontece na madrugada deste sábado e poderá ser vista em todo o Brasil

chuvademeteorosfotoreproducaocnnbrasil-599x400 Chuva de meteoros Leônidas acontece na madrugada deste sábado e poderá ser vista em todo o Brasil

*Publicado por Iasmin Paiva, com informações de Ashley Strickland e Megan Marples, da CNN

A chuva de meteoros Leônidas acontece na madrugada do sábado (18), com um pico a partir da 1h da manhã, e um fluxo ainda mais intenso entre as 3h e as 5h. O fenômeno acontece anualmente e poderá ser visto de todo o Brasil, principalmente longe de centros urbanos e em locais sem nuvens, onde o céu estará mais limpo, permitindo a observação do fenômeno a olho nu.

A chuva é resultado do movimento do cometa Tempel-Tuttle, o corpo-pai das Leônidas, que cruzará a órbita da Terra, criando uma chuva vaporizante de detritos na atmosfera.O cometa leva 33 anos para completar uma órbita do sol, e conforme vai passando, ele deixa uma nuvem de detritos, que eventualmente atingem a atmosfera da Terra, conforme o movimento de rotação do nosso planeta no sistema Solar.

Normalmente, existem entre 10 e 15 meteoros por hora, e três ou quatro bolas de fogo por minuto durante o fenômeno.O evento deste ano não deve produzir uma tempestade de meteoros, quando é possível ver mais de 1.000 meteoros por hora no céu. Esse tipo de fenômeno foi percebido pela última vez em 2001.

Para fotografar a chuva de meteoros, a NASA sugere o uso de uma câmera com foco manual em um tripé com um cabo de liberação do obturador ou cronômetro embutido, equipado com uma lente grande angular.

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar