Brasil

Após aprovação do Senado, Lula nomeia Paulo Gonet como novo procurador-geral da República

paulo_gonet_pgr_2024_foto_pedro_franca_agencia_senado-599x400 Após aprovação do Senado, Lula nomeia Paulo Gonet como novo procurador-geral da República

O nome de Gonet foi aprovado pelo Senado na quarta-feira (13). (Foto: Pedro França/Agência Senado/Arquivo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou formalmente nesta sexta-feira (15) Paulo Gonet como novo procurador-geral da República.

O nome de Gonet foi aprovado pelo Senado nessa quarta (13) e publicado em edição extra do “Diário Oficial da União” nesta sexta.

O documento é assinado por Lula e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino – que, também na quarta, foi aprovado pelo Senado para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

A posse oficial de Paulo Gonet no cargo foi marcada para a manhã da próxima segunda (18). A partir de então, o novo chefe da PGR cumprirá mandato de dois anos à frente do cargo.

Quem é Paulo Gonet?

Paulo Gonet ingressou na carreira do Ministério Público Federal em 1987, como procurador da República, responsável por processos na primeira instância da Justiça Federal.

Entre 1989 e 1993, ocupou o cargo de procurador regional da República, que representa o MP em processos em tribunais regionais federais. Em 2012, alcançou o cargo de subprocurador-geral da República, o último nível da carreira.

Na PGR, também já atuou como secretário de Assuntos Constitucionais. Representou o MPF na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), cargo que ocupava quando foi nomeado para assumir a função de vice-PGE.

Paulo Gonet é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Na carreira acadêmica, fez mestrado em Direitos Humanos, pela University of Essex do Reino Unido. Além disso, ele é doutor em Direito, Estado e Constituição, também pela UnB.

g1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar