Mundo

Milei propõe taxar estrangeiros que estudam de graça na Argentina

Screenshot_2023-12-29-20-06-55-935_com.instagram.android-edit Milei propõe taxar estrangeiros que estudam de graça na ArgentinaO presidente da Argentina, Javier Milei, propôs como uma das medidas para combater a inflação no país e equilibrar as contas públicas taxar alunos estrangeiros que estudam em universidades argentinas.

A medida visa estudantes formados e com residência temporária na Argentina, incentivando o retorno deles aos países de origem.

Em resposta às medidas, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, informou, em uma publicação na rede X (antigo Twitter), que o governo repatriará 20 mil colombianos que estudam gratuitamente na Argentina.

“Eles foram literalmente expulsos desse país [da Argentina], para eles não houve a chamada ‘liberdade’. Vamos trabalhar para que eles sigam com seus estudos na Colômbia sem grandes obstáculos e também gratuitamente”, escreveu o presidente colombiano.

Segundo o jornal argentino La Nación, o país tem 117,8 mil estudantes de outros países matriculados no ensino superior, representando 4,3% do total de alunos em faculdades na Argentina. Desses, 95,9% são latino-americanos.

Na Universidade de Buenos Aires, uma das mais prestigiadas da Argentina, os emigrantes em cursos de graduação compõem 9,5% do total de estudantes. Nos cursos de pós-graduação, representam 16,5%. Os dados são de 2021.

Ainda de acordo com o jornal, o número de estrangeiros tem crescido no país. Desde 2015, a porcentagem duplicou.

metropoles

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar