Mina 18 da Braskem em Maceió acaba de registrar rompimento, alerta Defesa Civil
O município está em estado de emergência por 180 dias desde quarta
A Defesa Civil informou, no início da tarde deste domingo (10), que a mina 18, localizada no bairro do Mutange, em Maceió, acaba se se romper. Neste momento, técnicos do órgão estão monitorando o local em busca de mais informações.
“A Defesa Civil ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas”, alertou o órgão, em nota.
Nas redes sociais, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), confirmou o rompimento da mina, no trecho da lagoa próximo ao Mutange.
“Estarei em instantes sobrevoando a área com os nossos técnicos. A Defesa Civil de Maceió ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas”, escreveu. “Novas informações sobre o assunto estão sendo obtidas e serão compartilhadas assim que possível”, acrescentou.
Ainda não se sabe o diâmetro da cratera formada pelo colapso da mina. A situação tem ligação com o afundamento do solo que atinge cinco bairros da capital alagoana. O monitoramento da mina foi ampliado após cinco abalos sentidos no mês de novembro.
A velocidade se acelerou neste sábado, chegando a 0,54 cm por hora, apresentando um movimento de 13 cm em 24h, segundo boletim emitido pela Defesa Civil. O rebaixamento da cavidade de onde era extraído sal gema já acumula 2,24 m.
O município está em estado de emergência por 180 dias desde quarta (29), conforme determinação do prefeito.