Mundo

Com queda de quase 3 milhões, população da China encolhe pelo segundo ano seguido

WhatsApp-Image-2024-01-17-at-07.47.55-700x350 Com queda de quase 3 milhões, população da China encolhe pelo segundo ano seguido

População da China encolhe pelo 2º ano consecutivo

A população da China caiu pelo segundo ano consecutivo, segundo dados divulgados pelo governo chinês nesta quarta-feira (17). Em 2023, o número de habitantes da China sofreu uma queda de 2,75 milhões.

Atualmente, a China tem 1,4 bilhão de habitantes. Entre as razões para a redução populacional está a queda na taxa de natalidade e a onda de mortes provocadas pela Covid-19.

Em relação à taxa de natalidade, o índice vem caindo há décadas devido a uma política que instituiu que casais poderiam ter apenas um filho, entre 1980 e 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos.

Mesmo assim, o número de nascimento de bebês continua em queda na China. Esse é um reflexo da forte urbanização do país, além da taxa de desemprego entre os jovens e a crise no setor imobiliário.

Por outro lado, no início de 2023, a China passou por um grande aumento de casos de Covid-19, após o relaxamento de medidas rigorosas de quarentena, que duraram três anos. Com isso, o país enfrentou uma onda de mortes provocadas pela doença.

Entre 2022 e 2023, a taxa de óbitos passou de 7,37 para 7,87 para cada 1.000 habitantes. Esse é o maior índice desde 1974, durante a Revolução Cultural Chinesa.

Pressão

Os novos dados populacionais da China fizeram aumentar as preocupações relacionadas às perspectivas de crescimento da segunda maior economia do mundo.

O país vive um cenário de redução no número de trabalhadores e consumidores, enquanto os custos do governo com cuidados com idosos e aposentadorias aumentam.

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população da China deve sofrer uma redução de até 109 milhões de habitantes até 2050. No ano passado, o país foi ultrapassado pela Índia e deixou de ser o mais populoso do mundo.

 G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar