Cidades

Negócio da China: projeto trilionário de grupo Chinês na Paraíba tem indícios de plágio e uso de imagens sem permissão

projetochinamataraca1-1-599x400 Negócio da China: projeto trilionário de grupo Chinês na Paraíba tem indícios de plágio e uso de imagens sem permissão

A promessa é investir R$ 9 trilhões na construção da cidade internacional, com estrutura de causar inveja até mesmo à Dubai, e um porto de águas profundas. (Foto: Reprodução)

O projeto para construção de um porto e de uma cidade internacional inteligente em Mataraca, no Litoral Norte do estado, tem dado o que falar nas últimas horas. Conforme apurou o ClickPB, além da magnitude da obra prometida, outros dois pontos têm sido destaque na sociedade paraibana: indícios de plágio e o uso de imagens sem permissão, durante a apresentação do projeto.

Conforme apurou o ClickPB, o projeto foi apresentado ontem (11) pela prefeitura de Mataraca e o grupo Brasil CRT durante uma solenidade em um centro cultural na cidade do Litoral Norte paraibano. A promessa é investir R$ 9 trilhões na construção da cidade internacional, com estrutura de causar inveja até mesmo a Dubai, e um porto de águas profundas.

Menos de 24 horas depois, foi detalhado por uma reportagem do portal g1 Paraíba e do blog Conversa Política, do Jornal da Paraíba, que parte das imagens usadas na apresentação têm bastante semelhança com a de um outro projeto de ‘cidade inteligente’, realizado por uma outra empresa.

Conforme apurou o ClickPB, a reportagem trouxe que as imagens do projeto parecem idênticas as elaboradas para uma baía no distrito Chinês de Shenzhen, feitas pelo estúdio de arquitetura dinamarquês Henning Larse.

Além disso, a Prefeitura Municipal de Mataraca e a Brasil CRT utilizaram sem permissão imagens aéreas do jornalista Clilson Júnior, do ClickPB, para apresentar o município durante o evento. A reportagem apurou que foi exibido um vídeo com imagens de drone captadas na praia da Barra do Camaratuba, um dos cartões postais de Mataraca.

Conforme apurou a reportagem, devido a isso o jornalista irá processar o governo municipal de Mataraca e a empresa privada.

O ClickPB disponibiliza o e-mail [email protected] caso a empresa citada e a gestão municipal de Mataraca desejem se pronunciar sobre o caso.

| Confira os indícios de plagio e utilização de imagens sem autorização:

1. Projeto da Baía de Shenzen, na China:

whatsapp_image_2023-12-12_at_071607 Negócio da China: projeto trilionário de grupo Chinês na Paraíba tem indícios de plágio e uso de imagens sem permissão

2. Projeto de Nova Mataraca, na Paraíba:

whatsapp_image_2023-12-12_at_0703151 Negócio da China: projeto trilionário de grupo Chinês na Paraíba tem indícios de plágio e uso de imagens sem permissão

3. Utilização de imagens sem autorização:

whatsapp_image_2023-12-12_at_071312 Negócio da China: projeto trilionário de grupo Chinês na Paraíba tem indícios de plágio e uso de imagens sem permissão

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar