Mundo

Índia passará China e se tornará nação mais populosa do mundo no meio do ano, diz ONU

WhatsApp-Image-2023-04-19-at-06.45.21-625x400 Índia passará China e se tornará nação mais populosa do mundo no meio do ano, diz ONU

Mercado de rua em Mumbai, na Índia, em 4 de outubro de 2023. — Foto: Rajanish Kakade/ AP

A Índia ultrapassará a China em número de população e se tornará o país mais populoso do mundo na metade este ano, afirmou nesta quarta-feira (19) a Organização das Nações Unidas.

Com base em estimativas populacionais, o Fundo de População da ONU estimou que, no meio de 2023, a Índia terá 1,4286 bilhão de pessoas, contra 1,4257 bilhão na China – uma diferença de cerca de 3 milhões de pessoas.

Já o terceiro lugar seguirá ocupado pelos Estados Unidos, com população estimada em 340 milhões de pessoas – uma diferença bem maior que os dois primeiros colocados.

As informações estão no “Relatório do Estado da População Mundial”, divulgado pela agência das Nações Unidas nesta quarta. O estudo foi feito com informações

Especialistas em população usando dados anteriores da ONU projetaram que a Índia ultrapassaria a China este mês, mas o último relatório do órgão global não especificou uma data.

Funcionários da população da ONU disseram que não era possível especificar uma data devido à incerteza sobre os dados da Índia e da China, já que o último censo da Índia foi realizado em 2011 e o próximo, previsto para 2021, foi adiado pela pandemia do COVID-19.

Embora ambas as nações respondam por mais de um terço da população global estimada de 8,045 bilhões, o crescimento populacional em ambas tem diminuído, embora muito mais rápido na China do que na Índia.

No ano passado, a população da China caiu pela primeira vez em seis décadas, uma virada histórica que deve levar a um longo período de declínio no número de cidadãos, com profundas implicações para sua economia e para o mundo.

O crescimento populacional anual da Índia tem uma média de 1,2% desde 2011, abaixo dos 1,7% na década anterior, mostram dados do governo.

Uma pesquisa pública do UNFPA para o relatório de 2023 descobriu que a opinião mais comum na Índia, bem como no Brasil, Egito e Nigéria, era que a população em cada país “era muito grande e as taxas de fertilidade eram muito altas”, disse o relatório. .

“Os resultados da pesquisa indiana sugerem que as ansiedades da população se infiltraram em grandes porções do público em geral”, disse Andrea Wojnar, representante da agência na Índia, em um comunicado.

“No entanto, os números da população não devem provocar ansiedade ou alarme. Em vez disso, devem ser vistos como um símbolo de progresso, desenvolvimento e aspirações se os direitos e escolhas individuais estiverem sendo respeitados.”

A Índia fez muitas coisas certas ao lidar com o crescimento populacional, disse Poonam Muttreja, funcionário do grupo voluntário Population Foundation of India.

“Ao mesmo tempo, precisamos garantir que meninas e mulheres não sejam forçadas a se casar e engravidar precocemente, o que limita suas aspirações”, disse ela em um comunicado.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar