Mundo

Milei chama presidente colombiano de “comunista assassino” e detona crise diplomática

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJBA0GT-FILEDIMAGE Milei chama presidente colombiano de “comunista assassino” e detona crise diplomáticaMilei fala a apoiadores após vitória nas eleições argentinas19/11/2023REUTERS/Cristina Sille

O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou o presidente colombiano, Gustavo Petro, de “comunista assassino”, detonando uma crise diplomática entre os países.

Em comunicado, o ministério das Relações Exteriores da Colômbia protestou, nesta sexta (26), contra as declarações “desrespeitosas e irresponsáveis” do argentino e chamou para consultas “de maneira imediata” seu embaixador Camilo Romero.

As declarações de Milei foram dadas à jornalista Patricia Janiot, famosa apresentadora colombiana-americana, nesta quinta (25). Na entrevista, Milei definiu Petro como um “comunista assassino que está afundando a Colômbia”, o chileno Gabriel Boric como “alguém que tem as ideias incorretas” e o presidente de El Salvador Nayib Bukele como “alguém que apesar da adversidade conseguiu levar a cabo seu programa de governo”.

“O governo da Colômbia rejeita energeticamente essa declaração, que atenta contra a honra do primeiro mandatário, que foi eleito de forma democrática e legítima. As palavras do Presidente Milei desconhecem e vulneram os profundos laços de amizade, entendimento e cooperação que historicamente uniram a Colômbia e a Argentina”, diz o comunicado de protesto da chancelaria colombiana.

O texto diz ainda que como “consequência das circunstâncias criadas pelas palavras” de Milei, o governo colombiano chama de forma “imediata” para consultas seu embaixador Camilo Romero, representante da Colômbia na Argentina..

Petro, primeiro presidente de esquerda da Colômbia, foi prefeito de Bogotá e Senador. Nos anos 1980, ele integrou o Movimiento 19 de Abril, conhecido como M-19, guerrilha armada, e chegou a ser preso por porte ilegal de armas em 1985.

cnn

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar