Brasil

Monteiro registra ao menos um caso de violência doméstica por semana

Violência-Doméstica-696x611-1 Monteiro registra ao menos um caso de violência doméstica por semanaEm participação no programa Edvaldo Reis nesta quinta, 18, o comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, Humberto Germano, fez um balanço das atividades policiais nos últimos 100 dias na cidade de Monteiro. Nesse período ocorreram 800 ocorrências, e a maioria delas se tratam de violência doméstica.

Dados da Justiça da Paraíba apontam 10.399 casos de violência doméstica com registros de medidas protetivas do Estado em 2023, ou seja, aproximadamente uma medida protetiva foi expedida a cada 30 minutos no estado no ano de 2023.

Em Monteiro, é registrada ao menos uma ocorrência de violência doméstica por semana, segundo o comandante do 11° Batalhão.

Só que nem sempre a denúncia chega a ocorrer.

A soldado do 11° batalhão, Jaine Barros fala sobre os fatores que fazem a maioria das mulheres não avançar nessas medidas:

 “Não é que as mulheres sejam omissas, temos que ter essa sensibilidade enquanto profissionais, de que elas são vítimas, e a vítima está em uma situação de desvantagem. Tem a questão da dependência emocional e financeira, é um problema multifatorial.” E ela termina sua fala reforçando a importância de denunciar antes de chegar em condição crítica.

Como denunciar

As denúncias podem ser feitas presencialmente em uma delegacia ou por meio de três telefones:

197 (Disque Denúncia da Polícia Civil)

180 (Central de Atendimento à Mulher)

190 (Disque Denúncia da Polícia Militar – em casos de emergência)

Além disso, na Paraíba o aplicativo SOS Mulher PB está disponível para celulares e conta com denúncia via telefone, pelo 180, por formulário e e-mail.

PARAÍBA DA GENTE COM INFORMAÇÕES – JOSSANDRA ALMEIDA/UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE JORNALISMO

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar