Cidades

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

crianca_com_mascara_-_pixabay-1-600x400 Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A Paraíba registrou seis mortes por gripe (com vírus Influenza A) e tem sete óbitos em investigação. Ainda segundo o Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios, com dados registrados até 23 de março e divulgados nesta terça-feira (26), houve aumento de casos de casos no registro de síndromes gripais (SG) referente a Covid-19 e Influenza A, em comparação com o mesmo período de 2023.

Para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 137 casos foram confirmados pelo exame RT-PCR. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da população manter a sua caderneta de vacinas atualizada.

Óbitos

Ainda em relação aos óbitos por gripe (tipo Influenza A), os seis ocorridos até 23 de março foram registrados em pessoas com mais de 59 anos e que residiam em João Pessoa, Conde, Lucena, Várzea e Alagoa Nova.

Período sazonal de vírus e Dia D de vacinação

A Secretaria aponta que o aumento de casos se dá pelo período de sazonalidade dos vírus respiratórios entre abril e maio. A orientação é que a campanha de vacinação contra Influenza está acontecendo e que os grupos prioritários podem ir a uma das mais de mil salas de vacinação espalhadas por todo o estado.

Outro ponto destacado é que a população confira se está com o reforço da dose de Covid-19 em dia. No dia 13 de abril haverá mais um Dia D de vacinação em todo o estado. A vacinação serve como importante barreira contra o quadro grave das doenças respiratórias.

A Secretaria ainda alerta que a população precisa estar protegida, principalmente as crianças, os idosos e as gestantes que são o grupo de maior vulnerabilidade para hospitalização.

Mãos limpas, máscara e outras formas de proteção

A Secretaria de Saúde reforça que é importante lembrar os cuidados para evitar a transmissão desses vírus como manter as mãos limpas, por meio da lavagem ou do uso de álcool em gel 70%, realizar etiqueta respiratória (como cobrir a boca e nariz em espirro ou tosse) e utilizar máscara se estiver com sintomas gripais. Além disso, é muito importante que a população mantenha seus esquemas vacinais em dia, pois é a melhor medida de proteção, evitando casos graves e ocorrência de óbitos.

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar