Governo da Paraíba promove Dia ‘D’ contra Meningite, HPV e outras vacinas neste sábado; ação ocorre em mais de 600 locais
O Governo da Paraíba vai promover no próximo sábado (19) o Dia ‘D’ de multivacinação, ofertando diversas vacinas, como contra a Meningite e HPV. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde (SES), vai contar com cerca de 684 postos de vacinação em todo o estado.
Como visto pelo ClickPB, entre os dias 21 a 25 de outubro, ocorre a “Semana Estadual de Vacinação contra o HPV e meningocócica ACWY nas escolas”, com oferta de vacinas dentro das unidades de ensino, em referência ao Dia Mundial da Meningite e à campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de colo de útero.
A ação tem o objetivo de ampliar a oferta de vacinas, atualizar os esquemas de vacinação de rotina e melhorar as coberturas nos 223 municípios do estado. A Paraíba vem registrando uma baixa na cobertura vacinal em relação ao HPV e a Meningocócica ACWY.
O estado sempre se destaca em todo o Brasil por ter uma ampla cobertura de vacinas, porém entre os meses de janeiro a agosto de 2024, foi registrado uma taxa de 68,69% da vacina HPV para meninas e 50,03% de HPV para meninos, quando a meta determinada pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Já a vacina contra Meningocócica ACWY, a taxa foi de 46,83%, quando a meta é 80%. O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, faz apelo a população para que participe do Dia D.
“Tanto o vírus HPV quanto a bactéria ACWY podem levar a várias complicações de saúde e até ao óbito e a vacina é a medida mais eficaz para a prevenção desses agravos. O Dia D é um momento onde o Estado e os municípios intensificam ações que já vêm sendo colocadas em prática rotineiramente. Esperamos que a população atenda ao chamado” explicou Ari.
Quem pode receber as doses?
A vacina meningocócica ACWY (conjugada) é recomendada para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade e previne as doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y, que incluem a meningite meningocócica (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal).
A vacina contra o HPV é indicada para a prevenção da infecção contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, a fim de prevenir contra os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e orofaringe, além de doenças relacionadas ao HPV, como as verrugas genitais e a papilomatose de laringe. O Programa Nacional de Imunização (PNI) determina a vacinação de adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos de idade.
*Com informações da SECOM-PB