(Açude de Boqueirão, na PB, atingiu 15,2% de sua capacidade total. (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba)
Agência Nacional das Águas (ANA) autorizou a abertura da comporta do açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, no Cariri da Paraíba, com o objetivo de abastecer a barragem de Acauã, em Itatuba, por meio do rio Paraíba. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7).
A Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) enviou um pedido de autorização à ANA no dia 27de fevereiro. Fica definido, portanto, uma descarga de 4,8 m³ do Açude Boqueirão, podendo ser praticada até o dia 30 de junho. A resolução deve beneficiar os 14 municípios abastecidos por Acauã.
De acordo com João Fernandes, presidente da Aesa, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) será notificado para abrir a comporta e a previsão é que a abertura aconteça até a sexta-feira (9).
Ainda conforme o presidente da Aesa, a comporta deverá ficar aberta até 60 dias. Até esta terça-feira (6), o reservatório Epitácio Pessoa estava com 62,7 milhões de m³, o que representa 15,2% de sua capacidade total. Por sua vez, a barragem de Acauã tem 8,4 milhões de m³, o equivalente a 3,3% da capacidade. Atualmente, enfrentam problemas graves com a falta de água os municípios de Ingá, Aroeiras, Itatuba e Aroeiras.
O aumento no volume de água de Boqueirão tem ocorrido por causa das recargas garantidas através de chuvas na região, nas últimas semanas, além da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, eixo leste, que leva água de Petrolândia, em Pernambuco, para Monteiro, na Paraíba. De Monteiro, a água segue para o açude de Boqueirão, através do Rio Paraíba, que também leva água para Acauã.
G1PB