Paraíba

Efigênio Moura será o escritor homenageado na 13ª Feira Literária de Boqueirão

efigenio-moura-960x640-1 Efigênio Moura será o escritor homenageado na 13ª Feira Literária de BoqueirãoO cariri paraibano é uma terra fértil para a arte, e um dos seus filhos o escritor Efigênio Moura, cuja obra literária tem como cenário principal sua terra, é um dos destaques. Com doze livros publicados e uma carreira literária que demonstra responsabilidade respeito a quem faz a região, Efigênio Moura será homenageado na 13ª Festa Literária de Boqueirão, na Paraíba, um evento que celebra a cultura, a literatura e os talentos regionais.

Uma Vida Cariri: Efigênio Moura

Efigênio Moura nasceu e cresceu no cariri paraibano, mais precisamente na Rua da Várzea, em Monteiro, no dia de São José enquanto chovia. Sua vida foi profundamente influenciada pela paisagem árida e pelas histórias do povo do Cariri Paraibano, que serviram de inspiração para sua carreira literária. Desde jovem, ele demonstrava uma paixão pelo poder das palavras e uma habilidade inata para contar histórias que capturavam a essência e a riqueza da região.

A Obra de Efigênio Moura

Efigênio Moura é autor de doze livros, cada um deles uma jornada através do tempo e do espaço, que nos transporta para os cantos mais recônditos do Cariri Paraibano. Suas histórias são um retrato fiel da cultura, da gente e das paisagens dessa região, rica em tradições e belezas naturais. Entre suas obras mais conhecidas estão:

  1. Ciço de Luzia: Livro que esteve no vestibular de 2013, virou música e tem uma tradução para o inglês;
  2. Pedro Jeremias: Trilogia ambientada no cangaço pós Lampião. Um mergulho profundo nas  histórias do Nordeste brasileiro, de Conselheiro a Padre Cicero, passando pelo cangaço de Antonio Silvino, Lampião e Corisco . traz fatos reais sobre a região nordestina.
  3. Sertão de Bodocongó: Uma narrativa envolvente que mescla elementos de folclore e realismo mágico, transportando os leitores para um mundo de mistério e encanto por um cariri dos começo do século XX.

O Legado de Efigênio Moura

A literatura de Efigênio Moura não se limita a cativar os leitores com suas histórias; ela também desempenha um papel importante na preservação da cultura e da memória do Cariri Paraibano. Suas obras são um registro valioso das tradições e da história da região, e contribuem para que as futuras gerações possam conhecer e apreciar suas raízes. O forte da literatura de Efigênio Moura é a fala dos seus personagens, que reproduzem com fidelidade a variedade linguística empregada no interior do Nordeste.

A Homenagem na 13ª Festa Literária de Boqueirão

A 13ª Festa Literária de Boqueirão, um evento que atrai amantes da literatura, prestará uma merecida homenagem a Efigênio Moura. Durante o evento, haverá palestras, mesas-redondas e atividades culturais que explorarão a obra do autor, sua influência na literatura regional e seu impacto na preservação da cultura do Cariri Paraibano.

Esta homenagem é uma oportunidade única para os leitores e admiradores de Efigênio Moura conhecerem o autor pessoalmente, além de celebrarem a riqueza da literatura nordestina.

A 13ª Festa Literária de Boqueirão

A festa acontece entre os dia 20 e 23 de setembro. Durante a programação, haverá messa -redonda, palestras, recitais, shows culturais e muita literatura, que o forte da Feira Literária de Boqueirão (Flibo) a feira mais antiga da Paraíba. A Feira Literária oferece em sua programação palestras, minicursos, apresentações artísticas dentre outras atividades, incentivando novos leitores, atingindo todos os públicos, inclusive crianças que desde pequenas passam a conhecer as contribuições que a cultura em geral nos oferece.

Toda a programação da FLIBO é gratuita e qualquer pessoa que se identifique com as temáticas abordadas pode participar.

A Flibo é realizada pela Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES) e instituições parceiras, juntamente com a sociedade civil que contribuem de forma efetiva para a realização do evento. Além do apoio do poder público, universidades, instituições culturais, empresas privadas e ainda núcleos e academias literárias. A feira agita o setor turístico, como hotéis e pousadas, além de bares e restaurantes da região.

Conclusão

Efigênio Moura é um contador de histórias que transporta seus leitores para as paisagens e as vidas do Cariri Paraibano. Sua obra não só enriquece a literatura brasileira, mas também preserva a cultura e a memória de uma região única. A homenagem na 13ª Festa Literária de Boqueirão é uma justa celebração desse autor talentoso e de suas contribuições inestimáveis para a literatura e a cultura do Brasil. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer sua obra, esta é a hora de embarcar nessa viagem literária interior nordestino, pelas mãos hábeis de Efigênio Moura.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar