A Prefeitura Municipal de Monteiro deu início na última sexta-feira, 13, a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2018.
De acordo com a Secretaria de Finanças, estão sendo entregues 12.830 carnês com a expectativa de arrecadação de aproximadamente R$ 1 milhão com o tributo. Os contribuintes têm até o vencimento que é dia 08 de junho para pagar em parcela única com o desconto de 20%. Após a data, o valor cobrado será o integral.
O IPTU é uma das principais fontes de receitas próprias do município e o dinheiro arrecadado é totalmente revertido para a população monteirense em forma de obras e serviços, a exemplo de pavimentação de ruas, manutenção dos serviços de limpeza, construção e reforma de praças, entre outras melhorias realizadas na área urbana do município, bem como serviços de saúde, educação e ações sociais.
O IPTU é calculado a partir de alíquota (definida por lei) que pode ser alterada a cada ano. É pago sobre toda propriedade urbana, seja ela imóvel edificado (casas e apartamentos) ou terreno sem qualquer benfeitoria. O imposto anualmente pago pelo contribuinte é calculado sobre o chamado valor venal do imóvel (valor de venda).