Grêmio derrota Paraná e retorna para o quinto lugar no Brasileirão
O Grêmio venceu neste sábado o Paraná por 2 a 0 na Arena pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo usando reservas, o Tricolor Gaúcho soube se impor diante dos paranistas e saiu de campo com a três pontos no dia em que comemora 115 anos de existência.
No primeiro tempo, os visitantes conseguiram dificultar um pouco, mas na etapa final a melhor qualidade gremista foi premiada. Os gols foram marcados por Douglas e Juninho Capixaba. Esse foi o jogo de número 200 do Imortal na Arena.
Com o resultado, o Grêmio saltou para o quinto lugar com 44 pontos. E o Paraná segue na lanterna com 16 pontos. Na próxima rodada do Brasileirão o Grêmio recebe no dia 23, domingo, o Ceará, às 11h(de Brasília), na Arena. No mesmo dia o Paraná pega o Atlético-PR, às 16h(de Brasília), na Arena da Baixada.
Agora o Grêmio dá uma pausa na competição nacional e enfrenta na terça o Atlético Tucumán, às 21h45(de Brasília), no Monumental José Fierro, pela primeira partida das quartas de final da Libertadores. Nessa fase da competição haverá utilização do árbitro de vídeo.
O Jogo
Os reservas do Grêmio tomaram a iniciativa, enquanto o Paraná ficou mais recuado e especulou jogadas de contra-ataque. Para furar o bloqueio defensivo dos paranistas, os donos da casa, buscaram explorar os lados do campo.
A primeira chegada mais perigosa do Tricolor Gaúcho ocorreu, aos 13, em jogada realizada pela esquerda por Juninho Capixaba, a bola parou em Thonny Anderson, que chutou forte e Richard espalmou. Os gaúchos tentaram acelerar o jogo e furar a retranca do Paraná. Por sua vez, os visitantes se defenderam relativamente bem, porém tiveram imensas dificuldades na transição ofensiva.
Com o transcorrer do jogo, os jogadores paranistas fizeram cera e pararam a partida, a todo o momento cometendo faltas. Em ótima chegada gremista, aos 36, Léo Moura cruzou, a bola foi desviada e Richard salvou com a mão direita. No rebote, Juninho Capixaba chutou perto da trave.
Durante a etapa inicial, o Grêmio, como era esperado, foi para cima, mas esbarrou em um time bem fechado e que pouco permitiu para os anfitriões. Já o Paraná conseguiu bloquear as principais jogadas gremistas. Entretanto o time demonstrou limitações técnicas do meio-campo e ataque.
Para o segundo tempo, os mandantes vieram com tudo para abrir o placar. Aos cinco minutos, após cobrança de escanteio de Alisson, Paulo Miranda subiu sozinho e mandou de cabeça perto do travessão.
Dois minutos depois, Alisson faz jogada pela direita, Igor deu carrinho na área e pegou o atacante. O árbitro penalidade em favor da equipe gremista. Douglas cobrou a penalidade no meio e sem chances para Richard, abrindo o placar. Aos dez, em jogada rápida, Alisson tocou para Kaio chutar na rede do lado de fora.
Tentando buscar o prejuízo, o auxiliar Luciano Gusso, que substitui no banco de reservas Claudinei Oliveira, que está suspenso, fez duas mudanças. Saiu Torito González para a entrada de Maicosuel e saiu Rafael Grampola para a entrada de Ortigoza. Após marcar o primeiro gol, o Grêmio recuou e chamou o Paraná para o seu campo de ataque. Num rápido ataque pelo lado direito, aos 18, Alisson recebeu fora da área, olhou para a área e cruzou na cabeça de Juninho Capixaba, que encobriu o goleiro Richard para ampliar.
Por pouco os comandados de Renato Portaluppi não ampliaram o placar. Aos 26, Junior afastou mal a bola, recuou errado e Everton, de primeira, mandou uma bomba por cima do travessão. O Grêmio envolvia com facilidade a defesa do Paraná. Aos 36, Thonny Anderson recebeu livre de Everton, avançou na área e tocou errado. A zaga paranista afastou.
Impotente, o Paraná não conseguiu reagir na partida. O Grêmio tratou de administrar a vantagem e conseguiu importante resultado no Brasileirão. Além disso, a sua torcida pode comemorar uma vitória no dia do seu aniversário.
Gazeta esortiva