Município de Sumé agora tem serviço do Procon
O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), sediado em Sumé, já está em funcionamento na Casa da Cidadania e começou suas atividades nesta quarta-feira (01/06) atendendo todo o Cariri Ocidental Paraibano.
A implantação do órgão na cidade é mais uma parceria firmada entre a Prefeitura de Sumé e o Governo do Estado da Paraíba.
O Procon atua conciliando conflitos existentes entre empresas e consumidores, tentando acordo entre as partes para evitar maiores ações judiciais. Quando o acordo não é aceito, o órgão tem a possibilidade de enviar o caso para outros juizados, e assim, um novo processo de proteção ao consumidor é aberto.
De acordo com o coordenador do Procon em Sumé, Cristóvão Brasil Júnior, muitos consumidores deixam de fazer suas reclamações ao Serviço de Proteção e Defesa porque não conhecem a força que o Código tem. Cristóvão trabalhou por 10 anos no Procon da cidade de Patos e disse que chegava a realizar até 12 conciliações por dia.
Má prestação de serviços, produtos com defeito, cobranças indevidas, publicidade enganosa, garantia de produtos, planos de saúde, problemas com cartão de crédito, telefonia, empréstimos consignados, alimentos, habitação, cobranças indevidas são alguns dos muitos casos que podem ser levados ao Procon.
O Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor de Sumé está funcionando de segunda a quinta-feira, das 08h às 14h e nas sextas-feiras das 07h às 13h, na Casa da Cidadania, localizada na Avenida 1⁰ de abril. Por enquanto o telefone que está à serviço do Procon é o da Casa da Cidadania, (83) 3353-2525, em breve o Serviço terá sua própria linha telefônica para atender consumidores e empresas.