DestaquesDiversas

BANCADA UNIDA: Por Simorion Matos

simorion BANCADA UNIDA: Por Simorion Matos

A bancada governista na Câmara Municipal de Monteiro demonstrou muita união neste início dos trabalhos legislativos.

Sem fazer qualquer entendimento com a oposição, os 8 vereadores ligados ao deputado João Henrique elegeram de forma partidária a Mesa Diretora para o biênio 2017/2018 com Bero de Bertino (PSD) na Presidência, Hélio Sandro (PSDB) como Vice-Presidente, Raul Formiga (PRP) como 1º Secretário e Cajó Menezes (PSDB) como 2º Secretário.

A união do grupo antecipou inclusive a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, com Cajó Menezes (PSDB) na Presidência, Lito de Dona Socorro (PSDB) como Vice-Presidente, Raul Formiga (PRP) como 1º Secretário e Hélio Sandro (PSDB) 2º Secretário. Todos os partidos integrantes da Mesa Diretora, nos 2 biênios, integram a base de apoio da prefeita Anna Lorena.

AUXILIARES DO GOVERNO

Ao anunciar a sua equipe de secretários na sexta-feira (30), a prefeita Anna Lorena informou que brevemente começará o anúncio dos secretários executivos, diretores e coordenadores.

A prefeita monteirense tranquilizou os diretores e coordenadores de que o grupo atual poderá ser aproveitado o máximo possível, pelo bom desempenho durante a gestão de Edna Henrique.

“É claro que acontecerão algumas mudanças, alguns ajustes, mas vamos aproveitar quem teve bom desempenho e se dispõe a continuar dedicando-se para oferecer serviços de qualidade à população. Permaneçam trabalhando que logo definiremos a situação de cada um”, frisou a prefeita..

PRINCESA ISABEL VOLTA A RESPIRAR

O clima entre a população foi de euforia em Princesa Isabel com a posse do novo prefeito Ricardo Pereira e o fim da Era Dominguinhos.

“O ex-prefeito Dominguinhos conseguiu destruir a nossa economia com a sua administração desastrosa. O nosso comércio sofreu muito com a falta de pagamento dos funcionários e dos fornecedores”, dizia um dos populares em frente à Câmara Municipal, no momento da posse.

A esperança do povo princesense é de que o novo prefeito Ricardo Pereira consiga restabelecer a regularidade das finanças municipais e pague em dia aos servidores, prestadores de serviço e fornecedores, reaquecendo o comércio local.

REITOR EM CASA

O professor Vicemário Simões, reitor eleito da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande esteve em Monteiro na quarta e na quinta-feira, 28 e 29. Na terra natal reviu amigos e foi recebido pela então prefeita Edna Henrique, pela nova prefeita Anna Lorena, vereadores e pelo deputado João Henrique.

O novo reitor fez questão de lembrar que sente o maior prazer das suas raízes em Monteiro, principalmente em ter sido aluno do Grupo Escolar Dr. Miguel Santa Cruz e do Colégio Estadual (hoje denominado Escola Estadual José Leite de Sousa). Destacou ainda que, em Monteiro, foi Menor Estagiário no Banco do Brasil e funcionário do extinto Banco do Estado da Paraíba

EDNA HENRIQUE SECRETÁRIA

Edna Henrique encerrou o mandato de prefeita de Monteiro, mas continua integrando o governo municipal.

Foi convidada pela prefeita Anna Lorena e aceitou ser Secretária de Finanças do município.

Experiência para a função é o que tem de sobra. Após 8 anos mantendo os pagamentos rigorosamente em dia, entregou a Prefeitura com um saldo financeiro superior a R$ 1.200.000,00.

NOVOS SECRETÁRIOS

Na equipe de secretários anunciada pela prefeita de Monteiro, Anna Lorena, dois nomes chamaram a atenção, pelo fator político. A Secretaria de Cultura e Turismo tem como titular Christiane Leal, que já foi Secretária de Ação Social e Secretária de Saúde e para a Secretaria de Esportes foi anunciado Rostand Chaves, um dos ícones do futebol monteirense, como atleta da AGA, Tabajaras e Socremo, da qual foi também treinador.

As nomeações, como as demais, tiveram excelente repercussão na comunidade. Ambos sempre foram bastante ligados a Carlos Batinga, mas no pleito de 2016 se alinharam com o deputado João Henrique.

ECUMÊNICO

Um momento marcante das festividades de posse da nova prefeita de Monteiro, Anna Lorena, aconteceu na sexta-feira, 30 de dezembro, no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito.

O culto ecumênico em ação de graças reuniu no mesmo ambiente os pastores das igrejas evangélicas Verbo da Vida, Presbiteriana, Assembléia de Deus, Batista e Adventista do Sétimo Dia e o padre Assis Júnior.

A bênção conjunta celebrada pelos pastores e pelo padre, representando a união do povo monteirense, foi um momento significativo e emocionante..

COISAS & CASOS

João Furiba nasceu em Taquaritinga do Norte (PE), mas diz a todo mundo que se considera filho de Sumé. É um poeta genial. Algumas passagens do repentista são marcantes, como o duelo com Lourival Batista que o criticou porque o poeta sumeense sempre que ia para as cantorias, levava a esposa. Louro do Pajeú terminou assim a sextilha: “Não gosto de homem que anda / Com a mulher pela rua.”.

Furiba respondeu na bucha, mostrando sua genialidade:

“Pra não fazer como a tua
Que fica em casa sozinha,
Entra homem pela sala,
Sai homem pela cozinha,
Eu que sou desconfiado
Pra onde vou, levo a minha.”.

Ivanildo Vila Nova, um dos monstros sagrados do repente, cantava com Furiba e quis mostrar supremacia terminando uma estrofe: “Já estou ficando velho / De dar em cantador ruim.”.

Furiba deu o troco falando de José Faustino Vila Nova, pai de Ivanildo:

“Teu pai também era assim
Se dizia professor,
Lia tudo e decorava,
Usava anel de doutor,
Cantou trinta e cinco anos,
Morreu sem ser cantador.”.

Moacir Laurentino, sabendo que Furiba gostava de contar vantagens, pediu: “Me responda como vai / Na criação de caprinos.”.

Furiba sapecou a resposta:
“Tenho quinhentos meninos
Morando em minha choupana,
Tratando da criação
Com capim de gitirana,
Tem cabra que está parindo
Duas vezes por semana.”.

Numa visita que fez ao poeta Pinto do Monteiro, que se encontrava doente e sem enxergar, ao chegar à porta da casa, Furiba saudou o poeta com um verso:

“Há tempo que eu não vinha
nesta santa moradia
visitar o velho Pinto
Me traz tanta alegria
Que é mesmo que ter tirado
O bolão da loteria”

Pinto, sorrindo, respondeu:

“Eu não imaginaria
que você chegasse agora
Com essa sua presença
Obtive uma melhora
Mas eu ficar bom mesmo
Quando você for embora”

Contatos com a coluna: [email protected]

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar