Em comemoração ao dia Nacional da Poesia 31/10, nesta quarta-feira 06, a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) exibiu o filme “O Silêncio da Noite é que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras”, que trata sobre a poesia do Sertão do Pajeú e do Cariri paraibano.
No auditório da BPE houve um bate-papo descontraído com Petrônio Lorena, cineasta que produziu o filme, Antônio Marinho, poeta e participante do documentário e Marina Teles, poeta e mediadora do debate. Após a conversa, o filme foi exibido e teve duração de 80 minutos.
O Silêncio da Noite conta uma narrativa das pessoas das cidades de São José do Egito (PE), Ouro velho e Prata (PB). Um povo cheio de histórias poéticas e cantorias faz contraponto entre o simples e o sofisticado nas rimas dos poetas.
“É importante tratar da poesia sertaneja porque não é tratado nos livros didáticos como uma escola literária, ela também tem sua riqueza como o modernismo, romantismo e realismo e poder equiparar a estas e levar à tona toda sua beleza”, Petrônio Lorena, cineasta e diretor do Filme ressalta a importância do tema durante a Semana Nacional da Poesia.
“A Biblioteca é um espaço que recebe todos os públicos. Aqui é ideal para abordar a poesia do Sertão porque é um espaço de expressão popular. ” Fala Sandra Veríssimo, chefe do Setor de Ação Cultural, sobre o papel da Biblioteca Pública em ser acessível e receber toda forma cultura.