Paraíba

Apagão no Cariri: Cidades como Monteiro ficam sem energia e expõem dependência tecnológica

images-7 Apagão no Cariri: Cidades como Monteiro ficam sem energia e expõem dependência tecnológicaEm uma tarde sufocante de Quarta-Feira de Cinzas, moradores de Monteiro e outras localidades do Cariri paraibano enfrentaram mais que o calor escaldante típico da região: um apagão prolongado de mais de três horas deixou a população em estado de alerta, revelando a crescente dependência de tecnologias como a Internet.

Sem a possibilidade de utilizar ventiladores ou sistemas de ar condicionado, os relatos de desconforto tomaram conta das redes sociais – pelo menos até a rede cair. “É insuportável”, disse um internauta. “Não apenas pelo calor, mas por sentir-se desconectado do mundo”, acrescentou outro. O episódio demonstrou a fragilidade da rotina contemporânea diante da falta de eletricidade.

Enquanto os smartphones perdiam sinal e a Internet falhava, um aspecto inesperado da vida sem tecnologia veio à tona. Em um depoimento tocante, uma moradora de Monteiro compartilhou: “Fazia tempo que não via os vizinhos. Com o apagão, não restou outra opção a não ser abandonar a casa para um pouco de ar e, no processo, reencontrar amigos”. Este momento de desligamento forçado das telas abriu espaço para a revaloração da interação humana além do ambiente digital.

Este incidente também acendeu o debate sobre a infraestrutura de energia na região. A companhia Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica nas cidades afetadas, tornou-se alvo de críticas pela falta de comunicação e esclarecimentos durante e após o incidente. Os moradores, afetados em seus negócios, atividades diárias e conforto, clamam por respostas e a garantia de que falhas como essa não se repitam.

“A dependência que temos das facilidades tecnológicas é imensa, e momentos como este são um lembrete severo dessa realidade”, refletiu um usuário nas redes sociais, quando o serviço foi restabelecido. O apagão em Monteiro e no Cariri expõe uma discussão maior sobre a preparação das cidades e de seus habitantes para lidar com interrupções tecnológicas, seja por falhas de infraestrutura ou eventos imprevistos.

A Energisa ainda não se manifestou oficialmente sobre as causas do apagão ou sobre medidas preventivas para evitar incidentes semelhantes no futuro. Enquanto isso, a população segue vulnerável às oscilações e à estabilidade do fornecimento de energia, essencial para a manutenção do bem-estar e para o desenvolvimento econômico da região.

Este episódio serve como um chamado para a reflexão sobre nossa relação com a tecnologia e a importância de uma infraestrutura energética confiável para a vida moderna.

OPIPOCO

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar