Mundo

Nepal ordena soltura de Charles Sobhraj, serial killer que virou série da Netflix

o-serial-killer-charles-sobhraj-que-esta-preso-no-nepal-1617040116294_v2_900x506-599x400 Nepal ordena soltura de Charles Sobhraj, serial killer que virou série da Netflix

O tribunal superior do Nepal ordenou nesta quarta-feira (21) a libertação da prisão de Charles Sobhraj, infame serial killer francês que inspirou a premiada série “A Serpente”, da Netflix.

O tribunal proferiu a decisão com base na sua idade e saúde, segundo o porta-voz Bimal Paudel.

Sobhraj, de 78 anos, cumpria prisão perpétua em uma prisão no subúrbio de Katmandu, em Bhaktapur, por matar dois turistas em 1975, mas muitos de seus supostos assassinatos permanecem sem solução.

Uma bancada de dois juízes da Suprema Corte ordenou ao governo que o libertasse imediatamente e deportasse para “seu país” dentro de 15 dias, acrescentou o porta-voz.

Sobhraj sofre de uma doença cardíaca e precisa de uma cirurgia de coração aberto, disse o tribunal.

Nascido em Saigon, Vietnã administrado pela França, Sobhraj foi preso pela primeira vez em Paris em 1963 por roubo, mas acabou sendo acusado de cometer crimes em uma lista de países: França, Grécia, Turquia, Irã, Afeganistão, Paquistão, Nepal, Índia, Tailândia e Malásia.

Ele também escapou da prisão em vários países, e sua propensão a fugir das autoridades lhe rendeu o apelido de “A Serpente”.

Sobhraj acabou admitindo pelo menos 12 assassinatos entre 1972 e 1976, e insinuou outros para os entrevistadores antes de retirar as confissões antes de novos processos judiciais, de acordo com seus biógrafos. Seu verdadeiro número de vítimas é desconhecido.

Em 2014, um tribunal nepalês condenou Sobhraj pelo assassinato em 1975 do turista canadense Laurent Carrière, proferindo uma sentença de 20 anos.

O drama da BBC/Netflix de 2021 chamado “The Serpent” é baseado na história dos supostos assassinatos de Sobhraj.

Ele conta como, durante anos, ele evitou a lei em toda a Ásia ao supostamente drogar, roubar e assassinar mochileiros ao longo da chamada “trilha hippie” – enquanto o ex-diplomata holandês Herman Knippenberg trabalhava com as autoridades para capturá-lo.

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar