Mundo

Kim Jong Un pede aumento exponencial do arsenal nuclear da Coreia do Norte

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIAI00B-FILEDIMAGE-700x387 Kim Jong Un pede aumento exponencial do arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong Un está pedindo um “aumento exponencial” no arsenal de armas nucleares de seu país em resposta ao que ele afirma serem ameaças da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, informou a mídia estatal de Pyongyang no domingo (1º).

Os comentários de Kim ocorrem após a Coreia do Norte testar duas vezes no fim de semana o que alegou ser um grande sistema de foguetes de lançamento múltiplo com capacidade nuclear que poderia colocar toda a Coreia do Sul em seu alcance, de acordo com um relatório da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA). 

Falando na véspera de Ano Novo no último dia de uma sessão plenária de seis dias que revisou 2022, Kim disse que o Sul se tornou um “inimigo indubitável” e seu principal aliado, os EUA, aumentou a pressão sobre o Norte ao “máximo” nível no ano passado.

221231230921-north-korea-rocket-launcher-221231 Kim Jong Un pede aumento exponencial do arsenal nuclear da Coreia do Norte
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, elogiou no sábado o lançador múltiplo de foguetes (MRL) “supergrande” do país, que ele afirma colocará toda a Coreia do Sul dentro do alcance e pode ser carregado com ogivas nucleares táticas / KCNA

Kim disse que Pyonyang deve produzir armas nucleares táticas em massa enquanto desenvolve um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) que daria ao Norte uma “capacidade de contra-ataque rápido”, de acordo com o relatório da KCNA.

Os comentários de Kim vêm no final de um ano em que seu regime testou mais mísseis do que em qualquer outro momento da história da Coreia do Norte, incluindo um ICBM que poderia, em teoria, atingir o continente americano.

No sábado (30), em seu 37º dia de testes de mísseis em 2022, a Coreia do Norte disparou pelo menos três mísseis balísticos de curto alcance de um local ao sul de Pyongyang, segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Seguiu-se naquele domingo cedo com outro teste. A Coreia do Norte disse que os testes de sábado e domingo foram de um sistema de foguete de lançamento múltiplo (MRL) de 600 mm.

A maioria dos sistemas de lançamento de foguetes múltiplos em serviço em todo o mundo tem cerca de 300 mm de tamanho.

O MRL de 600 mm foi introduzido pela primeira vez há três anos e a produção aumentou desde o final de outubro de 2022 para implantação, disse Kim em seu discurso na sessão plenária no sábado, de acordo com a KCNA.

Mais tarde, ele acrescentou que mais 30 do MRL de 600 mm serão implantados para os militares simultaneamente.

Kim disse que a arma é capaz de superar relevos elevados, pode atacar consecutivamente com precisão, tem toda a Coreia do Sul em seu campo de tiro e pode ser carregada com ogivas nucleares táticas, de acordo com o relatório da KCNA.

“Prospectivamente, como uma arma ofensiva chave de nossas forças militares, ele realizará sua própria missão de combate para subjugar o inimigo”, disse Kim.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul respondeu posteriormente aos comentários de Kim, chamando-os de “linguagem provocativa que prejudica seriamente a paz e a estabilidade da Península Coreana”.

O ministério instou Pyongyang a “parar imediatamente” o desenvolvimento de armas nucleares e retornar ao caminho da desnuclearização, alertando que o “regime de Kim Jong Un chegará ao fim se a Coreia do Norte tentar usar armas nucleares”.

O ministério prometeu manter sua postura de prontidão militar para “responder firmemente” a quaisquer ameaças norte-coreanas, acrescentando que os militares fortalecerão seu sistema de defesa de “três eixos” projetado para combater as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

O sistema de defesa de três eixos consiste no sistema de ataque preventivo Kill Chain, no sistema de Defesa Aérea e de Mísseis da Coreia e no plano de Punição e Retaliação Massiva da Coreia, um plano operacional para incapacitar a liderança norte-coreana em um grande conflito.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, disse no domingo durante um telefonema com chefes militares que a Coreia do Norte continuará a conduzir constantes provocações nucleares e de mísseis, e os militares da Coreia do Sul devem responder com retaliação clara, disse seu gabinete.

Expandindo capacidades

Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha em Seul, disse que Pyongyang usou o ano passado para demonstrar sua capacidade de realizar uma série de ataques militares.

“Seus recentes lançamentos de mísseis não foram tecnicamente impressionantes.

Em vez disso, o alto volume de testes em horários incomuns e de vários locais demonstra que a Coreia do Norte pode lançar diferentes tipos de ataque, a qualquer momento e de várias direções”, disse Easley.

Easley também observou que não são apenas mísseis que a Coreia do Norte está usando para aumentar a pressão militar no sul.

Na semana passada, Pyongyang lançou cinco drones no espaço aéreo sul-coreano, forçando Seul a enviar caças e helicópteros para rastreá-los e, posteriormente, enviar seus próprios drones ao espaço aéreo norte-coreano. Tudo leva a uma escalada de tensões, de acordo com Easley.

“Tais provocações, incluindo incursões de drones, parecem excessivas para dissuasão e podem ter a intenção de assustar a Coreia do Sul para que adote uma política mais branda.

Mas com Kim negando a diplomacia e ameaçando produzir armas nucleares em massa, o governo Yoon provavelmente aumentará ainda mais as capacidades de defesa e a prontidão da Coreia do Sul”, disse Easley. De sua parte, a Coreia do Sul também está reforçando suas forças.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) de Seul anunciou no mês passado que gastará mais de US$ 2,7 bilhões em 10 anos para fortalecer as capacidades de missão e a capacidade de sobrevivência de sua frota de caças F-15K, jatos que desempenhariam um papel fundamental em qualquer possível ataque à Coreia do Norte.

Washington também não está parado. Além de enviar recursos como caças F-22 e bombardeiros B-1 para os exercícios na Península Coreana, os militares dos EUA ativaram recentemente seu primeiro comando da Força Espacial em solo estrangeiro na Coréia do Sul, com o novo comandante da unidade dizendo que está pronto para enfrentar qualquer ameaça na região.

A nova unidade “terá a tarefa de coordenar operações e serviços espaciais, como alerta de mísseis, navegação de posição e temporização e comunicações por satélite na região”, de acordo com as Forças dos EUA na Coreia.

Mesmo antes dos últimos comentários de Kim, os especialistas notaram os grandes avanços que Pyongyang havia feito em suas forças de mísseis no ano passado.

Ankit Panda, especialista em política nuclear do Carnegie Endowment for International Peace, disse à CNN em meados de dezembro que Pyongyang emergiu como uma potência de mísseis.

“O panorama geral é que a Coreia do Norte está literalmente se tornando uma importante operadora de forças de mísseis em larga escala”, disse Panda. “A palavra teste não é mais apropriada para falar sobre a maioria dos lançamentos de mísseis norte-coreanos”.

“A maioria dos mísseis que eles lançaram este ano faz parte de exercícios militares. Eles estão ensaiando para uma guerra nuclear. E esse, eu acho, é o panorama geral deste ano”, disse Panda.

CNN Brasil 

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar