Mundo

Coreia do Norte suspende acordo militar com a Coreia do Sul após lançamento de satélite

WhatsApp-Image-2023-11-23-at-06.58.19-631x400 Coreia do Norte suspende acordo militar com a Coreia do Sul após lançamento de satélite

Militares sul-coreanos ficam de guarda do lado sul da fronteira com a Coreia do Norte em foto de arquivo de junho de 2019 — Foto: AP Photo/Ahn Young-joon/Arquivo

 

A Coreia do Norte anunciou que suspendeu um acordo com a Coreia do Sul para reduzir as tensões militares, na quarta-feira (22). O tratado assinado em 2018 foi suspenso um dia depois do lançamento de um satélite militar norte-coreano, segundo a agência de notícias Yonhap.

“Nos retiraremos das medidas militares tomadas para prevenir tensões militares e incidentes em todas as áreas, como terra, mar e ar, e colocaremos forças fortemente armadas e equipamento militar avançado nas zonas fronteiriças”, afirmou o Ministério de Defesa norte-coreano.

O governo da Coreia do Norte declarou que não se deixará ser detido pelo acordo.

Nesta quarta-feira, a Coreia do Sul indicou que o acordo havia sido parcialmente suspenso. Seul anunciou que retomaria as operações de vigilância na fronteira como resposta ao lançamento de um satélite espião por parte da Coreia do Norte.

O lançamento do satélite Mallingyong-1 foi condenado pelos Estados Unidos e seus aliados, que o consideraram uma “violação descarada” das sanções da ONU.

A Coreia do Norte afirmou que o satélite está em órbita e que Kim Jong-un já revisou imagens de bases militares americanas em Guam.

Segundo o exército sul-coreano, o satélite entrou em órbita, mas é cedo demais para dizer se funciona. A agência de inteligência do país afirmou ainda que a Coreia do Norte recebeu ajuda da Rússia para lançamento do equipamento.

A Coreia do Sul acredita que o regime de Kim Jong-un pode lançar outros satélites no próximo ano. Também há chances de que Pyongyang faça um teste nuclear em 2024.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar