Mundo

SpaceX e Nasa lançam nova tripulação de astronautas internacionais ao espaço

34260_17DF27CB9B00AAA9 SpaceX e Nasa lançam nova tripulação de astronautas internacionais ao espaçoO foguete Falcon 9 e a nave Crew Dragon da SpaceX no local de lançamento, no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na FlóridaFoto: Joel Kowsky/Nasa

A SpaceX e a Nasa estão se preparando para lançar uma nova tripulação para a Estação Espacial Internacional, continuando o esforço público-privado para manter o laboratório orbital totalmente equipado e devolver os lançamentos de astronautas ao solo americano.

Espera-se que o foguete SpaceX Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon decolem do Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Canaveral, Flórida, às 3h45min [horário de Brasília] desta segunda-feira (27).

O Crew Dragon, o veículo que transporta os astronautas, se desprenderá do foguete após o lançamento e passará cerca de um dia manobrando em órbita antes de se conectar à ISS.

A cápsula está programada para atracar na estação espacial às 4h38min de terça-feira (28).

Esta missão marcará o sétimo voo de astronauta que a SpaceX realizou em nome da Nasa desde 2020.

A equipe Crew-6 a bordo incluirá os astronautas da NasaStephen Bowen, um veterano de três missões de ônibus espaciais, e o aviador de primeira viagem Warren Hoburg, bem como Sultan Alneyadi, que será o segundo astronauta dos Emirados Árabes Unidos a viajar para o espaço e o cosmonauta russo Andrey Fedyaev.

Assim que Bowen, Hoburg, Fedyaev e Alneyadi estiverem a bordo da ISS, eles trabalharão para assumir as operações dos astronautas do SpaceX Crew-5 que chegaram à estação espacial em outubro de 2022.

Espera-se que eles passem até seis meses a bordo do laboratório orbital, realizando experimentos científicos e mantendo a estação de duas décadas.

A missão ocorre quando os astronautas do Crew-5 atualmente na ISS estão lidando com um problema de transporte separado.

Em dezembro, uma espaçonave russa Soyuz que havia sido usada para transportar dois cosmonautas e um astronauta da Nasa para a estação espacial teve um vazamento de refrigerante.

Depois que a cápsula foi considerada insegura para devolver os astronautas, a agência espacial russa, Roscosmos, lançou um veículo substituto em 23 de fevereiro. Ele chegou à ISS no sábado (25)

Trabalhando com os russos

O cosmonauta russo Fedyaev juntou-se à equipe Crew-6 como parte de um acordo de compartilhamento de viagens assinado no ano passado entre a Nasa e a Roscosmos.

O acordo visa garantir o acesso contínuo à ISS para Roscosmos e Nasa: se a cápsula SpaceX Crew Dragon ou a espaçonave russa Soyuz usada para transportar pessoas para lá tiverem dificuldades e forem retiradas de serviço, o outro pode lidar com a obtenção de astronautas de ambos países para orbitar.

Essa marcará a primeira missão de Fedyaev ao espaço.

Apesar das contínuas tensões geopolíticas estimuladas pela invasão da Ucrânia no início de 2022, a Rússia continua sendo o principal parceiro dos Estados Unidos na ISS.

A Nasa disse repetidamente que o conflito não teve impacto na cooperação entre as agências espaciais dos países.

“A cooperação espacial tem uma longa história e estamos dando o exemplo de como as pessoas deveriam viver na Terra”, disse Fedyaev durante uma coletiva de imprensa em 24 de janeiro.

Bowen, o astronauta de 59 anos da Nasa que servirá como comandante da missão Crew-6, também opinou: “Tenho trabalhado e treinado com os cosmonautas há mais de 20 anos e sempre foi incrível”.

“Quando você chega ao espaço, é apenas uma tripulação, um veículo e todos temos o mesmo objetivo”, disse.

Conheça os integrantes do Crew-6

Bowen cresceu em Cohasset, Massachusetts, e estudou engenharia, obtendo um diploma de bacharel em engenharia elétrica pela Academia Naval dos Estados Unidos em 1986 e um mestrado em engenharia oceânica pelo Massachusetts Institute of Technology e Woods Hole Oceanographic Institution Joint Program em 1993.

Ele também completou o treinamento militar submarino e serviu na Marinha antes de ser selecionado para o corpo de astronautas da Nasa em 2000, tornando-se o primeiro oficial de submarino a ser escolhido pela agência espacial.

Ele já completou três missões entre 2008 e 2011, durante o Programa de Ônibus Espacial da Nasa, registrando um total de mais de 47 dias no espaço.

“Só espero que meu corpo retenha a memória de 12 anos atrás para que eu possa aproveitá-la”, disse Bowen sobre o lançamento do Crew-6.

Hoburg, que está servindo como piloto nesta missão, é de Pittsburgh, Pensilvânia, que completou um doutorado em engenharia elétrica e ciência da computação na Universidade da Califórnia, Berkeley, antes de se tornar professor assistente de aeronáutica e astronáutica no MIT.

Ele se juntou ao corpo de astronautas da Nasa em 2017.

“Vamos viver no espaço por seis meses. Eu lembro de seis meses atrás e penso – Ok, isso é muito tempo”, disse Hoburg a repórteres sobre suas expectativas para a jornada.

Mas, Hoburg acrescentou: “Estou profundamente ansioso para ver pela primeira vez a cúpula”, referindo-se à conhecida área da ISS que apresenta uma grande janela que oferece vistas panorâmicas da Terra.

Alneyadi, que serviu como reserva em 2019 para Hazza Al Mansouri, o primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos a viajar para a órbita, agora está programado para se tornar o primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos a completar uma estadia de longa duração no espaço.

Em uma coletiva de imprensa em janeiro, Alneyadi disse que planeja levar comida do Oriente Médio para compartilhar com seus companheiros de tripulação enquanto estiver no espaço.

Praticante de Jiu-Jitsu treinado, ele também estará vestindo um quimono, uniforme tradicional da arte marcial.

“É difícil acreditar que isso está realmente acontecendo”, disse Alneyadi em entrevista coletiva após chegar ao Centro Espacial Kennedy em 21 de fevereiro.

“Não poderia pedir mais de uma equipe. Acho que estamos prontos – fisicamente, mentalmente e tecnicamente”.

O que eles vão fazer no espaço

Durante sua passagem pelo espaço, os astronautas do Crew-6 supervisionarão mais de 200 projetos científicos, incluindo a pesquisa de como algumas substâncias queimam no ambiente de microgravidade e a investigação de amostras microbianas que serão coletadas do exterior da ISS.

Eles receberão duas outras missões importantes que pararão na ISS durante sua estada: primeiro é o Boeing Crew Flight Test, que marcará a primeira missão de astronauta em uma parceria Boeing-NASA.

Previsto para abril, o voo levará os astronautas da NASA Barry Wilmore e Sunita Williams para a estação espacial, marcando a última fase de um programa de teste e demonstração que a Boeing precisa realizar para certificar sua espaçonave Starliner para missões rotineiras de astronautas.

Então, em maio, um grupo de quatro astronautas chegará em uma missão chamada AX-2 – uma missão de turismo com financiamento privado para a estação espacial.

Essa missão, que será realizada por uma cápsula separada da SpaceX Crew Dragon, incluirá a ex-astronauta da Nasa Peggy Whitson, agora uma astronauta particular da empresa de turismo espacial Axiom, com sede no Texas, que intermediou e organizou a missão. Também incluirá três clientes pagantes, semelhante à missão AX-1 que visitou a ISS no ano passado.

Tanto a missão Boeing CFT quanto o AX-2 serão marcos importantes, disse Bowen em janeiro.

“É outra mudança de paradigma”, disse ele. “Esses dois eventos – grandes eventos – no voo espacial acontecendo durante nosso incremento, além de todo o outro trabalho que fazemos, não acho que seremos capazes de absorvê-lo totalmente até depois do fato”.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar