Mundo

Putin diz que está estudando proposta africana para fim da guerra na Ucrânia

putin_foto-599x400 Putin diz que está estudando proposta africana para fim da guerra na Ucrânia

Vladimir Putin estuda cuidadosamente propostas africanas (Foto: Sputinik/Bednyakov/Reuters)

A Rússia está estudando cuidadosamente as propostas africanas que procuram uma saída para o conflito na Ucrânia, disse o presidente do país, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (28), na sessão plenária da Cimeira Rússia-África, em São Petersburgo.

“Respeitamos suas iniciativas e as estudamos cuidadosamente”, disse o líder russo a vários altos funcionários africanos na cúpula que começou nesta quinta-feira (27).

“Iniciativas anteriores de mediação foram monopolizadas pelas chamadas democracias avançadas. Agora a África também está pronta para ajudar a resolver problemas que parecem estar fora de sua área prioritária de interesse”, afirmou Putin.

A cúpula Rússia-África ocorre uma semana depois que Moscou se retirou do acordo que permitia a exportação de grãos ucranianos pelo mar Negro, apesar do conflito, preocupando as nações africanas.

Em meados de junho, uma delegação africana visitou a Ucrânia e depois a Rússia para mediar o conflito entre os países, mas não conseguiu resultados imediatos.

As propostas africanas incluíam uma redução na escalada militar, garantias de segurança para ambas as partes e um reconhecimento mútuo da soberania.

A Ucrânia rejeitou a proposta, dizendo que ela não garantia que as tropas russas deixariam o solo ucraniano, enquanto a Rússia disse que as medidas eram “muito difíceis de implementar”.

R7

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar