Mundo

EUA vão parar de fornecer à Rússia alguns dados de armas nucleares do novo tratado START

minuteman-iii-608x400 EUA vão parar de fornecer à Rússia alguns dados de armas nucleares do novo tratado START

Imagem de arquivo mostra o lançamento do míssil balístico interncontinental Minuteman III durante um teste operacional nos Estados Unidos em 2017. — Foto: via Reuters

 

Os Estados Unidos disseram que vão parar de fornecer à Rússia algumas notificações exigidas pelo novo tratado START de controle de armas a partir desta quinta-feira (1º), incluindo atualizações sobre a localização de seus mísseis e lançadores, para retaliar as “violações contínuas” de Moscou ao acordo.

 

Em uma ficha técnica em seu site, o Departamento de Estado dos EUA disse que também deixaria de fornecer à Rússia informações de telemetria — dados coletados remotamente sobre o voo de um míssil — sobre lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais e submarinos dos EUA.

O presidente russo, Vladimir Putin, não se retirou formalmente do tratado, que limita a implantação de arsenais nucleares estratégicos. Em 21 de fevereiro, ele disse que a Rússia suspenderia a participação no pacto, colocando em risco o último pilar do controle de armas entre russos e norte-americanos.

Assinado em 2010 e com vencimento em 2026, o novo tratado START limita o número de ogivas nucleares estratégicas que os países podem implementar. Sob seus termos, Moscou e Washington podem implantar não mais do que 1.550 ogivas nucleares estratégicas e 700 mísseis e bombardeiros terrestres e submarinos para lançá-los.

“A partir de 1º de junho de 2023, os Estados Unidos estão retendo da Rússia notificações exigidas pelo tratado, incluindo atualizações sobre o status ou localização de itens responsáveis pelo tratado, como mísseis e lançadores”, informa a ficha técnica do Departamento de Estado dos EUA. A nota diz que a Rússia parou de fornecer os dados no final de fevereiro.

Um funcionário do governo Biden disse que os Estados Unidos “continuarão a aderir aos limites centrais [do tratado]… e esperam que a Rússia continue a fazê-lo também”.

Falando a jornalistas sob condição de anonimato, o funcionário disse que as medidas dos norte-americanos são reversíveis e que os Estados Unidos estão tentando atrair Moscou de volta às negociações de controle de armas, uma perspectiva improvável, dada a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022 e o fornecimento de armas dos EUA a Kiev.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar