Mundo

Casa Branca pede transparência total na investigação da morte de Navalny

WhatsApp-Image-2024-02-21-at-06.27.44-700x387 Casa Branca pede transparência total na investigação da morte de Navalny

“Navalny”, produção da CNN, venceu Oscar de Melhor Documentário

A Casa Branca pediu “transparência total” em torno das circunstâncias da morte de Alexey Navalny, embora admita que haja pouca confiança em obter uma resposta direta da Rússia sobre a forma como o líder da oposição morreu.

“É difícil chegar a um ponto em que se possa ter confiança no que os russos dirão sobre a sua morte”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, na terça-feira (20). Ele apontou o dedo ao presidente russo, Vladimir Putin, dizendo que “independentemente da resposta científica atual, o Sr. Putin é responsável por ela”.

O corpo de Navalny não será devolvido à família por pelo menos mais 14 dias, disse sua porta-voz, Kira Yarmish, na segunda-feira. Seu corpo será submetido a “algum tipo de exame químico” nesse período, acrescentou o porta-voz.

A Casa Branca disse que, na ausência de uma “investigação credível” da morte de Navalny, obter uma causa clara da morte do opositor de Putin será difícil.

“É difícil chegar a um ponto em que possamos acreditar apenas na palavra dos russos. Então, claramente, estamos pedindo total transparência por parte do governo russo sobre como ele morreu e continuaremos a fazer isso”, disse Kirby.

 

CNN BRASIL

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar