Cidades

São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPB

IMG-20230712-WA0615-e1689244707833 São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPBNesta quarta-feira, 12 de julho, o município de São Sebastião do Umbuzeiro, recebeu a visita dos pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alexandre Vasconcellos Professor Titular da UFPB, Matilde Vasconcelos Ernesto Pós Doutoranda do DSE/UFPB  e Amanda de Pádua Oliveira da Silva – Graduanda .

O principal interesse da visita foi realizar uma pesquisa com cupins da caatinga de São Sebastião do Umbuzeiro, após a pesquisa, os insetos serão analisados para saber de qual é a sua espécie,  através do Projeto Cupins  da Paraíba, que  é um projeto desenvolvido por professores e pesquisadores vinculados à Universidade Federal da Paraíba. A equipe é composta por biólogos doutores e mestres, bem como graduandos em Ciências Biológicas, com vasta experiência em estudos com cupins..

O projeto buscará fazer um diagnóstico aprofundado da biodiversidade dos cupins da Paraíba. Entre os seus objetivos estão: (i) caracterizar o DNA-barcoding de todas as espécies do estado, incluindo aquelas com potencial praga no meio urbano e agricultura; (ii) avaliar a biomassa das populações e o seu potencial de produção de gases do efeito estufa, como o metano; (iii) avaliar o papel das espécies na decomposição da necromassa vegetal e fertilidade dos solos; e (iv) estabelecer a distribuição espacial e realizar o registro fotográfico em alta resolução de todas as espécies do estado. Projeto financiado pela FAPESQ-PB.

Os pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram acompanhados por Robson, da Brasil Adventure, o Secretário de Cultura e Turismo, Didi Milton, por questão de agenda foi representado pela Subsecretaria Rosinalda.

IMG-20230712-WA0610 São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPB
IMG-20230712-WA0611 São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPB
IMG-20230712-WA0612 São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPB
IMG-20230712-WA0613 São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPB
IMG-20230712-WA0614 São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPB
IMG-20230712-WA0615 São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPB
IMG-20230712-WA0616 São Sebastião do Umbuzeiro recebe visita de pesquisadores da UFPB
Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar