Paraíba

Sem desculpas: Plágio de composição de Ilmar Cavalcante revolta monteirenses

Ilmar-Cavalcante-e1634034842134-800x640-1 Sem desculpas: Plágio de composição de Ilmar Cavalcante revolta monteirensesNesta terça-feira, 26, um fato causou revolta aos monteirenses, trata-se da veiculação de publicidade do evento Rota Cultural Caminhos do Frio do município de Serraria na Paraíba.

Nas redes sociais inúmeros internautas se deram conta da grande semelhança da música atrelada às veiculações com a música de autoria do compositor monteirense Ilmar Cavalcante, Amor Primeiro. A canção foi composta no ano de 2012 e desde então tornou-se o segundo hino oficial do município.

Depois de uma averiguação quanto à letra e aos comentários dos internautas apontando o suposto plágio da música, a Prefeitura Municipal de Serraria retirou as postagens e na tarde desta terça-feira, divulgou uma nota que diz:

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Serraria, vem por meio da Secretaria de Cultura, informar que retirou de circulação dos portais OFICIAIS, todas as peças que utilizavam em sua trilha sonora, a gravação do artista serrariense João Pedro do Acordeon.

Nosso objetivo foi tão somente divulgar a estrutura inovadora que a gestão municipal realizará nesta edição da Rota Cultural Caminhos do Frio, além de valorizar nossos artistas da terra, que tanto fizeram e fazem pelo nosso município, seja na música ou na arquitetura.

Consentâneo a toda repercussão causadas por tal, pedimos nossas mais sinceras desculpas aos que se sentiram ofendidos. Jamais seria de nosso objetivo causar este sentimento.

Certos da compreensão de todos, agradecemos as mensagens e reafirmamos nosso compromisso com a valorização da cultura de nosso estado, bem como, de todos aqueles que desfrutam do dom de compor, cantar e traduzir sentimentos em forma de canção.

Após a postagem da nota, os moneteirenses ficaram ainda mais indignados, tendo em vista que em momento algum do texto, a Prefeitura de Serraria ou mesmo a Secretaria de Cultura do município fizeram qualquer menção ao plágio ou sequer

Pedido de desculpas ao compositor Ilmar Cavalcante.

“Nada contra os artistas em formação existente no nosso estado. Todos merecem o respeito! Mas uma obra composta por um ícone da nossa cultura musical, principalmente por ter uma relevância análoga até mesmo ao hino da nossa cidade Monteiro, não merecia ser copiada da forma como foi. Fica o ensinamento para o jovem cantor de Serraria; o justo sendo feito para o autor real da obra e os parabéns para o governo da cidade, pela relevância dada ao tema.”, disse o usuário João Paulo.

“O mínimo que poderia ser feito! Uma tremenda falta de respeito ao autor da obra”, disse a internauta Vera Marta.

Com as informações sobre o ocorrido, nosso veículo de comunicação obteve a informação exclusiva que, o compositor monteirense Ilmar Cavalcante está tomando as providências cabíveis a respeito do fato juntamente com o setor jurídico.

Confira a música original:

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar