Mundo

Brasileiro que ficou foragido por duas semanas nos Estados Unidos é interrogado e transferido para presídio

transferencia_brasileiro_eua-599x400 Brasileiro que ficou foragido por duas semanas nos Estados Unidos é interrogado e transferido para presídio

Brasileiro capturado nos EUA é transferido de quartel da polícia (Foto: Reprodução)

O brasileiro Danilo Cavalcante foi interrogado pela polícia na cidade de Avondale, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, na tarde desta quarta-feira (13). Depois disso, foi transferido para um presídio. Ele foi capturado pela polícia pela manhã.
Danilo escapou de uma penitenciária no dia 31 de agosto. Houve uma operação com cerca de 500 agentes para capturá-lo.

Na noite de ontem, policiais identificaram qual era o lugar onde Danilo se escondia, mas os agente aguardaram até a manhã desta quarta-feira para agir.
Danilo foi imobilizado por um cachorro e depois levado para um distrito policial.

Danilo Cavalcante
Local de fuga e local de captura

local_captura_brasileiro Brasileiro que ficou foragido por duas semanas nos Estados Unidos é interrogado e transferido para presídio

Mudança de pena

O brasileiro foi condenado à prisão perpétua por ter assassinado a ex-namorada. No estado da Pensilvânia até a possibilidade de pena capital, mas a Justiça não aplica essa sentença há décadas, e dificilmente isso acontecerá no caso de Danilo.
O anúncio da prisão

A caçada a Danilo durou 14 dias.

O anúncio oficial da prisão foi feito pelo governador do estado da Pensilvânia, Josh Shapiro. Ele afirmou que ninguém ficou ferido e que não houve disparos de armas de fogo. O criminoso sofreu uma leve mordida do cachorro de um agente, disse Shapiro.

A procura pelo brasileiro tinha virado uma dor de cabeça para centenas de policiais estaduais mobilizados na operação de busca, que também teve apoio do FBI (a Polícia Federal americana) e da agência federal US Marshals, especializada em localizar fugitivos.

Danilo foi levado algemado a uma caminhonete preta blindada.

Os agentes, equipados como soldados, fizeram fotos e vídeos com o fugitivo, que vestia uma camiseta cinza.

Pego de surpresa

Os agentes queriam pegar Danilo de surpresa, disse o tenente-coronel da polícia da Pensilvânia, George Bivens. Mas isso não o impediu de tentar escapar: ele tentou se arrastar pela grama com seu rifle, antes de se dar conta de que estava cercado.

Ele estava com o rifle que havia roubado de uma residência na segunda-feira.

whatsapp_image_2023-09-13_at_55257_pm Brasileiro que ficou foragido por duas semanas nos Estados Unidos é interrogado e transferido para presídio

A fuga da penitenciária

Danilo estava preso e condenado à prisão perpétua em agosto pelo assassinato a facadas da ex-companheira na presença do filho da vítima, em abril de 2021.

Para escapar do presídio, ele conseguiu se esconder atrás de um muro do pátio e, depois, escalar agilmente dois muros paralelos, com os pés e com as mãos, até alcançar o teto.

Sofrimento

A mãe de Danilo, que mora no Brasil, disse ao jornal “The New York Times” que não ficou surpresa de ele ter conseguido fugir das autoridades americanas, como fez em seu país após supostamente matar um homem.

“O treinamento dele foi sofrer”, explicou Iracema Cavalcante ao jornal, descrevendo a infância pobre do filho.

Ela também expressou desespero com a possibilidade de ele enfrentar a prisão perpétua nos Estados Unidos, afirmando que “é melhor morrer logo”.
No domingo, a polícia anunciou que o fugitivo havia mudado de aparência: tinha aparado a barba e o bigode com os quais aparecia na foto de procurado divulgada inicialmente.

Danilo havia roubado uma van branca, que foi encontrada no domingo, aparentemente porque estava sem combustível.

A polícia indicou que ele pediu ajuda a dois conhecidos, que avisaram as autoridades. A irmã dele, em situação irregular no país, foi detida.

O brasileiro também é procurado por homicídio no Brasil e por isso fugiu do país. A primeira parada foi Porto Rico, onde obteve documentos falsos, antes de chegar ao nordeste dos EUA, segundo o jornal “Philadelphia Inquirer”, que tem acompanhado o caso.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar