Esportes

Paraibano conquista bicampeonato mundial de capoeira em festival no Rio de Janeiro

rosto-599x400 Paraibano conquista bicampeonato mundial de capoeira em festival no Rio de Janeiro

O mestrando Leão foi campeão em 2019 e na edição deste ano dos jogos (Foto: Divulgação)

O mestrando Leão, que atua com aulas e projetos de capoeira em João Pessoa há mais de 20 anos, se consagrou bicampeão mundial nos XIV Jogos Mundiais da ABADÁ Capoeira, realizado em conjunto com o Festival Internacional da arte Capoeira, no Rio de Janeiro. O evento ocorreu de 22 a 27 de agosto e contou com mais de 2 mil competidores de todo o país e de 35 países.

vncedores Paraibano conquista bicampeonato mundial de capoeira em festival no Rio de Janeiro

O mestrando Leão foi campeão em 2019 e na edição deste ano dos jogos ele conquistou o bicampeonato após uma disputa acirrada em quatro etapas, onde ele fez três jogos de ritmos diferentes com opositores diferentes em cada etapa. Além de vencer os jogos, Leão também conquistou a graduação de mestrando na Escola Abadá Capoeira, a maior do mundo. Além dele, outros nove atletas, entre brasileiros e estrangeiros, conseguiram essa graduação após os jogos de 2023.

“A minha vitória no Mundial da arte Capoeira em 2023 significa a expressão da resistência e da superação do povo paraibano. Pois, eu cheguei nessa importante e difícil competição mundial sem nenhum apoio ou incentivo dos poderes público e instituições privadas, e mesmo assim conquistei o bicampeonato e mostrei para o mundo que em João Pessoa e na Paraíba a arte Capoeira tem força e está muito bem representada. Mas, tudo isso também significa para mim que a união entre os meus alunos e amigos deve sempre ser preservada e valorizada, pois sem eles tudo teria sido ainda mais difícil. Minha gratidão a todos e todas que me apoiaram rumo a essas conquistas!”, afirmou.

O Festival Internacional da arte Capoeira iniciou em Cachoeiras de Macacu, onde fica localizado o CEMB (Centro Educacional Mestre Bimba), reduto oficial da Escola Abadá Capoeira. Já a cerimônia de graduação dos atletas  e parte da competição, semifinais e as  finais ocorreram na Fundição Progresso, na Lapa, Rio de Janeiro. Além do bicampeonato mundial nos Jogos Mundiais da ABADÁ, Leão também foi campeão dos Jogos do Nordeste, em maio deste ano. Em João Pessoa, o paraibano dá aulas de capoeira, há mais de 20 anos, na quadra de Manaíra e recebe, gratuitamente, estudantes da rede pública e adultos carentes.

CliickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar