Mundo

Israel x Hamas: Assembleia-Geral da ONU pede cessar-fogo imediato

assembleia_onu_divulgacao-599x400 Israel x Hamas: Assembleia-Geral da ONU pede cessar-fogo imediato

A medida tem caráter recomendatório, ou seja, os envolvidos no conflito não são obrigados a acatá-la. (Foto: reprodução)

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta sexta-feira (27), uma resolução que pede o cessar fogo imediato do conflito entre Israel e o Hamas. A medida tem caráter recomendatório, ou seja, os envolvidos no conflito não são obrigados a acatá-la.

A votação terminou com o seguinte placar: 120 a favor, 14 contra e 45 abstenções. O texto é de autoria da Jordânia e contou com o apoio de mais de 40 países, entre eles Egito, Oman e Emirados Árabes Unidos. Além de pedir um cessar fogo “imediato, duradouro e firme”, a resolução defende a garantia de ajuda humanitária.

Play Video
A resolução ainda apela pela “libertação imediata e incondicional” de todos os civis mantidos em cativeiro.

A minuta apresentada pelos países árabes, porém, não tinha tinha uma condenação direta à ação do Hamas em 7 de outubro. Uma emenda apresentada pela delegação do Canadá propunha a medida, mas não passou.

Enquanto as delegações votavam a resolução, as Forças Armadas de Israel intensificaram os ataques contra Gaza. O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, informou que o país vai “expandir” as operações na região nas próximas horas.

Metrópoles
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar