Mundo

Irã afirma ter executado informante da inteligência de Israel

bandeira_de_israel2-1-599x400 Irã afirma ter executado informante da inteligência de Israel

A execução, que ocorreu em uma prisão em Zahedan, na província de Sistão-Baluchistão, aconteceu um dia depois que militantes balúchis atacaram uma delegacia de polícia na província, matando 11 membros das forças de segurança. (Foto: reprodução)

Um suposto agente do serviço de inteligência de Israel, o Mossad, foi executado neste sábado (16) no Irã, conforme relatado pela agência oficial de notícias Irã.

“Esta pessoa se comunicava com serviços estrangeiros, especificamente com o Mossad, coletando informações classificadas e, com a participação de associados, fornecia documentos a serviços estrangeiros, incluindo o Mossad”, afirmou a agência. Não foi fornecido o nome da pessoa.

A acusação afirmou que o homem havia repassado informações classificadas a um “oficial do Mossad” com o objetivo de “propaganda para grupos e organizações contrárias à República Islâmica”. Não foi informado onde teria ocorrido a alegada entrega. Não ficou claro quando a pessoa foi presa, mas a Irna afirmou que um recurso foi rejeitado.

A execução, que ocorreu em uma prisão em Zahedan, na província de Sistão-Baluchistão, aconteceu um dia depois que militantes balúchis atacaram uma delegacia de polícia na província, matando 11 membros das forças de segurança e ferindo vários outros.

Um funeral estatal foi realizado no sábado para os homens na cidade de Rask, onde ocorreu o ataque, de acordo com a televisão estatal. Dois militantes do grupo Jaish al-Adl também foram mortos em confrontos subsequentes.

A empobrecida província de Sistão-Baluchistão, que faz fronteira com o Afeganistão e o Paquistão, tem sido há muito tempo palco de frequentes confrontos entre as Forças de Segurança e militantes sunitas. A população da província é predominantemente muçulmana sunita, enquanto a maioria dos iranianos é xiita.

R7

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar