Paraíba

IFPB Campus Monteiro participa da 15ª Expo Monteiro

EXPOR-MONTEIRO-IFPB IFPB Campus Monteiro participa da 15ª Expo MonteiroO IFPB campus Monteiro, através do Parque Sinergia e da NEO IFPB (Agência de Inovação), apresentou os laboratórios Umbumaker e a fábrica de software para a comunidade do Cariri, através do 15º Expo Monteiro, dentro do 1º Salão de Empreendedorismo e Inovação das Juventudes.

O evento foi realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro, e organizado pelo Governo do Estado da Paraíba, Empreender Paraíba, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Monteiro.

Por meio do Parque Sinergia e da NEO Agência de Inovação, o IFPB trouxe um estande recheado de inovações para oe54a3942-6fe5-472f-ac22-6a869e3c81ff IFPB Campus Monteiro participa da 15ª Expo Monteiro Parque de Eventos “Dejinha de Monteiro”, destacando-se a participação do laboratório de prototipação maker, o Umbumaker e da unidade da FabSoft IFPB (Rede de Fábrica de Software do IFPB) do campus Monteiro, que é o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Software – LIDS.

O professor Giuseppe Lima, que é agente de inovação e pesquisador do IFPB Campus Monteiro, destacou a importância do evento como vitrine para expor as ações do campus Monteiro para o Cariri,  “Esse evento demonstra como Monteiro se destaca na caprinocultura leiteira nacional e o IFPB estar aqui nos proporciona uma excelente vitrine para demonstrar a nossa capacidade de inovar, em prol do Cariri Paraibano. Pudemos expor os projetos e serviços dos nossos laboratórios de prototipação maker e da fábrica de software, interagindo com o setor produtivo e a sociedade em geral, o que nos ajuda a identificar novas 68403594-4e03-4861-9d2b-1c9d29f126b5 IFPB Campus Monteiro participa da 15ª Expo Monteirooportunidades para a formulação de parcerias em projetos desses entes com o IFPB. Certamente os visitantes se lembrarão do conseguimos fazer no IFPB e isso nos permitiu estabelecer uma boa networking. Isso porque de um lado há o Umbumaker, que permite receber demandas de pessoas com ideias para resolução de problemas envolvendo a construção de protótipos, a sua validação e aplicação no mundo real. E, noutra frente, há o LIDS, que é a fábrica de software, em que projetos para construção de sistemas e aplicativos de software podem ser executados, por exemplo, meio de parcerias em inovação com governos ou o setor privado”, registrou .

O Diretor-Geral do campus Monteiro, Abimael Silva, e o Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Jorge Brasil,  também conferiram o estande, e aproveitaram o momento para um diálogo com o Secretário Executivo da Juventude do Governoa924e235-20e5-4b43-8dfe-3e89c5b6b7de IFPB Campus Monteiro participa da 15ª Expo Monteiro da Paraíba, Pedro Marcos Gomes Matias, com o intuito de futuras parcerias.

O Prof. Wagner Oliveira e os estudantes Danilo Caboclo (CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e João Wilson Pádua (CTIM em Manutenção e Suporte em Informática) colaboraram no estande, demonstrado os serviços do Umbumaker, que envolvem ideação, modelagem/impressão 3D, robótica e automação. A atenção maior ficou por conta dos protótipos robóticos produzidos pelos estudantes que atuam no Umbumaker, destacando-se a plataforma Umbubot, produzida sob orientação do Prof. Julierme Araújo, que usa as plataformas Arduíno e Raspberry Py para operacionalizar sensores de cor, infravermelho, ultrassom, garra e visão computacional, com menor custo, visando competições em robótica na modalidade segue faixa e outras aplicações.

O estudante Danilo Caboclo, que também é tutor do Umbumaker, relatou a experiência em expor seus projetos, “A a7745a6e-f0ae-42f4-9b9a-05c0185d85cf IFPB Campus Monteiro participa da 15ª Expo Monteiroexperiência foi muito proveitosa, pois foi possível o contato com muitas pessoas para expor os nossos esforços em desenvolvimento tecnológico, abrangendo projetos iniciados este ano pelo Campus Monteiro”, destacou.

O Prof. Giuseppe ainda utilizou o espaço para apresentar  o projeto orientado por ele com os alunos do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que é a plataforma de software CAPRIN. Esse projeto foi subsidiado pelo edital PROEXC 04/2023 – Programa Institucional de Apoio e Fortalecimento da Agricultura Familiar (PROAF) e realiza extensão tecnológica voltada para a facilitação da operacionalização de exposições em competições de caprinos. Também foi exposto outro projeto nessa linha, orientado pelo Prof. Julierme Araújo, que consiste em agregar ao CAPRIN a capacidade de contar animais no manejo de cerca,8a6fbf90-c2fe-4d88-a662-7a1615dfa095 IFPB Campus Monteiro participa da 15ª Expo Monteiro usando visão computacional com inteligência artificial. A TV do Bode também marcou presença no estande, gravando uma matéria sobre esses projetos que pode ser conferida em https://www.instagram.com/reel/CzeiaWBSEzL/.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar