Mundo

Rainha da Dinamarca, a mais longeva da Europa, abdica do trono em discurso de Ano Novo

copenhagen-dinamarca_foto_pixabay-1-599x400 Rainha da Dinamarca, a mais longeva da Europa, abdica do trono em discurso de Ano Novo

Margrethe II, vai abdicar ao trono no dia 14 de janeiro, depois de 52 anos como monarca do país. (Foto: Pixabay/Ilustrativa)

A rainha da Dinamarca, Margrethe II, de 83 anos, vai abdicar ao trono no dia 14 de janeiro, depois de 52 anos como monarca do país. Ela será sucedida pelo fillho mais velho, o príncipe Frederik.

O anúncio foi feito por ela mesma, neste domingo (31) durante o discurso de Ano Novo que foi transmitido pela TV do país.

A rainha assumiu o trono em 1972, é, atualmente, é a monarca mais longeva na Europa.

Em fevereiro, ela foi submetida a uma cirurgia nas costas que foi considerada bem-sucedida. Ela fez uma menção a isso em seu discurso: “A cirurgia naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração. Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca”, disse ela.

Logo depois ela anunciou que deixa o posto de monarca para o filho, o príncipe Frederik.

Monarquia parlamentarista

Na Dinamarca, o poder é do parlamento e do governo formado pela frente política que tem a maioria dos assentos do Legislativo. O monarca não deve se envolver em política partidária e representa a nação em formalidades tradicionais, como visitas de Estado e celebrações do dia nacional.

Nascida em 1940, Margrethe teve amplo apoio dos dinamarqueses, que apreciam sua personalidade habilidosa e ao mesmo tempo criativa.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar