DestaquesDiversas

Van a energia solar leva festival de cinema gratuito a Cabaceiras

cabaceiras-1-600x400 Van a energia solar leva festival de cinema gratuito a Cabaceiras

O Cinesolar, cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, visita, nestes sábado (8) e domingo (9), a cidade de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, conhecida como a Roliúde Nordestina. No primeiro dia, serão exibidas duas sessões de curtas-metragens com temáticas sustentáveis, às 18h e às 19h. No segundo, a programação terá uma sessão de curtas às 18h e de um longa-metragem às 19h. A entrada é franca.

Como acontece em todos os eventos do Cinesolar, também haverá, dentro da van, o Eco Estúdio Solar, que é uma exposição tecnológica sustentável. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Projeto a energia solar

O projeto utiliza energia limpa e renovável, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar em elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, afirma Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Programação

Data: 8 de fevereiro, sábado
Sessão Cinesolar
Entrada franca

• 18h: 1º exibição de curtas-metragens;

• 19h: 2º exibição de curtas-metragens

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Em caso de chuva: Arraial Popular Liu dos 8 baixos – avenida 4 de junho.

Data: 9 de fevereiro, domingo
Sessão Cinesolar
Entrada franca

• 18h: exibição de curtas-metragens.

• 19h: exibição do longa-metragem “Canta Maria”

Local: Bar do André

Em caso de chuva: Grupo Escola da Tapera, na Comunidade da Tapera.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar