Esportes

Pan de ginástica no Rio: Brasil busca últimas vagas nas Olimpíadas

brazil-wag-pan-rio-2021-jun1-25-600x400 Pan de ginástica no Rio: Brasil busca últimas vagas nas Olimpíadas

O Brasil vai buscar a partir de sexta-feira as últimas vagas da ginástica artística para as Olimpíadas de Tóquio. Com cinco vagas garantidas nos Jogos, o país disputa o Campeonato Pan-Americano da modalidade no Rio de Janeiro, na Arena Carioca 1, de olho em até mais duas vagas para Tóquio.

9567822 Pan de ginástica no Rio: Brasil busca últimas vagas nas Olimpíadas

Atletas se preparam para o Pan de Ginástica de olho em vaga olímpica

 

A grande expectativa no Pan está na disputa feminina, no sábado. O Brasil só tem Flávia Saraiva confirmada nas Olimpíadas e espera ficar com uma das duas vagas em jogo no individual geral – há o limite de uma vaga por país. Finalista olímpica, Rebeca Andrade é a favorita depois de ter se recuperado de uma lesão no joelho em 2019.

– Eu estou bem tranquila na questão de ansiedade, eu trabalhei muito isso com a minha psicóloga justamente para quando iniciasse esses treinos aqui eu não ficasse afobada, nem com medo ou qualquer outra coisa do tipo. Eu quero muito ir pra Toquio. Lógico que só querer não funciona, a gente tem que trabalhar duro. Acredito que eu esteja fazendo isso todos os dias no treino – disse Rebeca.

Rebeca vai ter forte disputa interna. Jade Barbosa se recuperou bem da cirurgia no joelho direito de novembro de 2019. Depois de ter dado adeus aos Jogos de Tóquio, a ginasta viu no adiamento por causa da pandemia do coronavírus uma nova chance de se classificar para sua terceira Olimpíada.

– Realmente abriu um fio de esperança, né!? Mas acho que hoje é muito mais voltar a acreditar que as coisas são possíveis. Eu estou tendo o gostinho de fazer o que eu amo, que há muito tempo eu não faço. A gente torce muito uma pela outra, e espera que cada uma consiga dar o máximo, porque treinou para aquele momento, igual pai e mãe, você só quer ver o seu filho feliz. Eu só quero ver as minhas amigas felizes, fazendo o que elas gostam. E a vaga de quem for vai ser merecida – disse Jade.

O Brasil ainda vai contar com Lorrane Oliveira e com as calouras Christal Bezerra, Júlia Soares e Ana Luiza Lima. A venezuelana Jéssica Lopez desponta como principal adversária das brasileiras depois que Estados Unidos e Canadá não enviaram representantes – as americanas já esgotaram o limite de atletas classificadas, e as canadenses optaram por não competir por causa da pandemia.

brazil-wag-pan-rio-2021-jun1-16 Pan de ginástica no Rio: Brasil busca últimas vagas nas Olimpíadas

Entre os homens, o Brasil já classificou a equipe masculina com quatro ginastas para as Olimpíadas. O país ainda pode ganhar mais uma vaga extra individual no Pan. Assim como no feminino, dois postos estão em disputa no individual geral do torneio continental, na sexta-feira – também há o limite de uma vaga por país. Só que apenas Diogo Soares e Tomás Florêncio Rodrigues podem conquistar essa vaga para o Brasil. O páreo promete ser mais acirrado que o feminino, com os americanos despontando como favoritos. O colombiano Jossimar Calvo e o dominicano Audrys Nin Reyes também são fortes candidatos.

– A gente sempre fica um pouco ansioso, é muito tempo sem competir e também pela importância da competição. Eu sou novo, mas tenho uma bagagem boa de saber lidar com competição. A gente fica nervoso, mas tem que treinar bem para competir bem. Vou pensar aparelho a aparelho e depois vemos o resultado. Não adianta pensar em Olimpíadas antes do Pan – disse Diogo.

Como estiveram na classificação da equipe brasileira no Mundial de 2019, Arthur Nory, Caio Souza e Francisco Barretto não podem conquistar mais uma vaga para o Brasil, mas se apresentam no Pan de olho nas Olimpíadas. Os três atletas fazem sua primeira competição desde o início da pandemia.

Arthur Zanetti também estaria na competição, mas sofreu um bursite e foi vetado pelo departamento médico da seleção brasileira.

infra-pan-rio-2021-may31-1 Pan de ginástica no Rio: Brasil busca últimas vagas nas Olimpíadas

 

Programação do Pan

 

Sexta-feira (4/6)
Ginástica Masculina – Final por equipes, final do individual geral (vagas olímpicas) e classificatória por aparelhos
14h – Subdivisão 1 – Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Uruguai
16h30 – Subdivisão 2 – Brasil, Estados Unidos e Argentina – SporTV 2 transmite ao vivo
19h – Subdivisão 3 – Chile, México e República Dominicana – SporTV 2 transmite ao vivo

Sábado (5/6)
Ginástica Feminina – Final por equipes, final do individual geral (vagas olímpicas) e classificatória por aparelhos
9h30 – Subdivisão 1 – Uruguai, Colômbia, Argentina e Porto Rico
11h45 – Subdivisão 2 – Costa Rica, Trinidad e Tobago, Chile e Guatemala
16h30 – Subdivisão 3 – Brasil, México, Ilhas Cayman e Equador – SporTV 2 transmite ao vivo
18h50 – Subdivisão 4 – Panamá, Venezuela, República Dominicana e Peru – SporTV 2 transmite ao vivo

Domingo (6/6)
Finais por aparelhos
10h – Finais de salto feminino e solo masculino
10h45 – Finais de solo feminino, cavalo com alças e argolas – TV Globo transmite ao vivo
14h – Finais de trave, salto masculino e barras paralelas – SporTV 2 transmite ao vivo
14h45 – Finais de barras assimétricas e barra fixa – SporTV 2 transmite ao vivo

Globo Esporte
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar