Mundo

Ursa condenada à morte por matar três pessoas pode deixar três filhotes órfãos

urso_pardo_correndo-599x400 Ursa condenada à morte por matar três pessoas pode deixar três filhotes órfãos

Dois dos irmãos de Gaia já foram mortos (Foto: Divulgação)

Depois da morte de três pessoas vítimas do ataque de uma ursa, o presidente da Província de Trento, na Itália, decretou que o animal fosse capturado e abatido. A ursa JJ4, também conhecida como Gaia, tem 17 anos de idade e seus três filhotes de 1 ano e 5 meses ficarão órfãos caso a decisão seja mantida.

No entanto, a decisão foi recebida com revolta por instituições de defesa dos animais. Uma delas, chamada de LAV, apresentou um recurso ao Tribunal Administrativo Regional, que suspendeu o abatimento de JJ4 até o dia 11 de maio, quando se pronunciará oficialmente sobre a questão. O animal está em uma reserva para animais enquanto aguarda a decisão sobre seu destino.

Ela pode ser condenada a pena de morte, prisão perpétua ou a transferência para outro local. Segundo a LAV, a ursa pode ser transferida para uma reserva na Alemanha disposta a acolhê-la.

No dia 5 de abril, o italiano Andrea Papi, de 26 anos, foi atacado e morto por um urso enquanto corria na floresta de Monte Peller, na Província autônoma de Trento, no norte da Itália. Exames genéticos identificaram que o animal responsável pela morte do rapaz foi Gaia. Em 2020, ela já havia atacado outros dois humanos, pai e filho, ambos caçadores.

Após a morte do rapaz, o presidente da Província de Trento, Maurizio Fugatti, decretou que fossem capturados e abatidos não apenas JJ4, mas também dois ursos machos, MJ5 e M62, que ele definiu como “problemáticos”. Gaia foi capturada e seus três filhotes, que estavam com ela no momento, foram libertados.

De acordo com informações da RFI, a família de Andrea Papi, o jovem morto pela ursa, disse que “não quer vingança, e que matar JJ4 não é justiça”. Segundo eles, “a verdadeira responsabilidade é das instituições”.

Os ursos que viriam a ser os pais de Gaia foram encaminhados para a Itália por causa de um projeto financiado pela União Europeia, chamado Life Ursus, criado para aumentar a população de ursos pardos alpinos que estavam quase extintos no país.

Ainda de acordo com informações da RFI, o programa começou em 1999 com a introdução de quatro ursos machos e seis fêmeas nas florestas de Trento. Logo os animais se reproduziram mais do que o esperado e a meta de aumentar a população para 40 ursos foi superada. A estimativa é de que, atualmente, vivam cerca de 120 animais na região.

Dois dos irmãos de Gaia já foram mortos. O primogênito J11, chamado de Bruno, foi vítima de um caçador na Alemanha em junho de 2006, depois de ter roubado mel e caçado ovelhas. A outra irmã de Gaia, JJ3, foi capturada e abatida em 14 de abril de 2008 na Suíça porque confiava demais nos humanos e se aproximava da cidade sem medo. O terceiro irmão, JJ2, desapareceu

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar