Mundo

Itália está sob ‘maciço ataque hacker’, diz agência nacional

v627-aew-01-technologybackground-599x400 Itália está sob 'maciço ataque hacker', diz agência nacional

Diversos sistemas nacionais da Itália estão sob um “maciço ataque por meio de ransomware” (Foto: Freepik)

Diversos sistemas nacionais da Itália estão sob um “maciço ataque por meio de ransomware” neste domingo (5), informa a Agência para a Cibersegurança Nacional (ACN). O tipo de ataque faz com que as vítimas precisem pagar para os criminosos para recuperarem seus acessos.

Segundo nota, os técnicos da instituição já detectaram “dezenas de sistemas verdadeiramente comprometidos e alertaram numerosos sujeitos que estão com sistemas expostos, mas não comprometidos ainda”.

Conforme a ACN, o ataque focou os servidores VMware ESXi e a vulnerabilidade explorada já havia sido corrigida no passado pela empresa. Mas, “nem todos os que usam os sistemas atualmente envolvidos resolveram isso” e os servidores mirados, se não tomaram as medidas de correção adequadas, “podem abrir as portas para os hackers empenhados em explorar o problema nessas horas depois do forte crescimento de ataques registrados no fim de semana”.

O aumento exponencial nas ações cibernéticas criminosas começaram pela França e avançaram para a Itália e, nesse momento, há notificações do tipo também na Finlândia, Estados Unidos e Canadá. A ACN ainda afirma que prevê que a quantidade de ataques “seguirá aumentando”.

No início deste ano, um relatório da Polícia Postal e de Comunicações da Itália apontou uma alta de 138% nos ataques hackers no país em 2022 em comparação aos números de 2021. O motivo da alta nas ações criminosas seria o apoio dos italianos à Ucrânia na guerra iniciada pela Rússia em fevereiro do ano passado.

Agência ANSA

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar