Diversas

Filho atualiza estado de saúde de Faustão e agradece mensagens: ‘Ele está bem’

joao_guilherme_filho_e_faustao-599x400 Filho atualiza estado de saúde de Faustão e agradece mensagens: 'Ele está bem'

“Ele está bem, estamos na luta, todo mundo com muita certeza que vai dar certo”, disse João sobre Faustão. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Filho de Faustão, João Guilherme usou as redes sociais para agradecer aos fãs pelas mensagens de carinho que toda família tem recebido desde que o apresentador foi internado e passou aguardar pelo transplante de coração. O jovem aproveitou ainda para atualizar do estado de saúde do ex-“Domingão”.

“Ele está bem, estamos na luta, todo mundo com muita certeza que vai dar certo”, disse João, que complementou na legenda: “As mensagens de amor e força estão enchendo a gente de fé nesse período complicado. Obrigado a todos pelo carinho. Logo vai estar tudo bem e o apoio de vocês renova minha confiança. Muito obrigado mesmo”.

De acordo com o último boletim médico, Fausto Silva “encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco”. Ele está internado há 18 dias.

Como funciona a fila do transplante

A fila é gerida por uma equipe técnica, que avalia as prioridades de acordo com cada situação, sendo atualizada conforme a evolução do quadro clínico. Em São Paulo, a espera por um coração vai de 12 a 18 meses, de acordo com o Hospital do Coração (HCor). No Brasil, cerca de 40 mil pessoas estão a espera de um órgão.

“Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, informa o boletim.

Alguns pacientes podem ser colocados como preferencial na lista de distribuição de órgãos. De acordo com o manual do paciente de transplante de coração da Secretária de Estado da Saúde do governo de São Paulo, “isto se deve à gravidade do quadro clínico em que se encontra o paciente e segue critérios bem estabelecidos e predeterminados pelo Ministério da Saúde”.

Quem é priorizado

Existe apenas uma fila para todo o Estado. Os pacientes são listados por ordem cronológica e tipo sanguíneo. Os primeiros da filha são aqueles inscritos a mais tempo no Cadastro Técnico.

“A indicação de priorização é de competência médica, portanto, o pedido de priorização é feito pela equipe responsável por você”, explica o manual. “Assim, este pedido, juntamente com documentos que comprovem a gravidade do quadro, é encaminhado para a Central de Transplantes. A validade da priorização é de trinta dias podendo, entretanto, ser renovada”.

Dados de 2018 da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) indicam que apenas 23% dos pacientes que precisam da cirurgia são atendidos e recebem um novo coração.

 

Extra

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar