Diversas

Segundo dia do Enem tem provas de matemática e ciências da natureza neste domingo

redacao_para_o_enem-599x400 Segundo dia do Enem tem provas de matemática e ciências da natureza neste domingo

Segundo dia de provas do Enem tem 45 questões de matemática e ciências da natureza (Foto: Reprodução)

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontece neste domingo (12), e terá provas de matemática e ciências da natureza, com 45 questões cada. Na Paraíba, 124.519 pessoas se inscreveram e 33.249 faltaram ao primeiro dia do exame realizado no dia 05. Segundo divulgou o Ministério da Educação (MEC), são 374 locais de prova, totalizando 4.363 salas de aplicação, em 55 municípios paraibanos.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30 (meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo). A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame.

Para conferir o local de prova, basta acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição que está disponível na página do participante. O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital.

Transporte Público

Na Paraíba, as cidades de João Pessoa e Campina Grande são as que possuem o maior número de estudantes inscritos e por isso prepararam esquemas especiais de transporte público e também de organização do trânsito para que ninguém perca a hora da prova.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou um esquema especial de trânsito e transporte público que contará com a atuação de pelo menos 50 agentes de mobilidade e, ainda, reforço de seis linhas extras de ônibus.

Em Campina Grande, a frota de ônibus vai ser reforçada em 75%, para assim atender de forma adequada os candidatos a partir das 9h30, suspendendo a circulação às 13h. Quem for fazer o exame, terá direito a gratuidade no sistema de transporte coletivo. Os ônibus voltam a circular às 16h30 e os veículos só retornam às garagens às 20h.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso ao ensino superior. Desde 2009, ele passou a ser usado para a entrada em instituições de ensino superior públicas e particulares.

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia, as provas são de ciências da natureza e matemática.

O estudante que tiver sido alocado a mais de 30 km de distância de casa por erro da organização, pode pedir a aplicação no período de 13 a 17 de novembro e fazer o exame em 12 e 13 de dezembro. O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado final no dia 16 de janeiro de 2024.

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar