Política

Delatores da Lava Jato, irmãos Batista vão compor comitiva de Lula à China

irmaosbatista_1-599x400 Delatores da Lava Jato, irmãos Batista vão compor comitiva de Lula à China

Os irmãos Batista, como são conhecidos, são velhos conhecidos da operação Lava Jato, onde chegaram a fazer inclusive delação premiada. (Foto: Reprodução)

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos das empresas do grupo J&F –controlador da JBS–, vão compor a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China. Conforme apurou o ClickPB a informação foi divulgada pela imprensa nacional, que detalhou que ao todo, 102 empresários de diferentes setores do agronegócio brasileiro integrarão o grupo da viagem presidencial. A maior parte dos empresários é do setor de carne bolvina (43).

Os representantes do vão viajar com o ministro Carlos Fávaro (Agricultura), que tem a previsão de ficar na China de 20 a 30 de março. Segundo o governo, cada empresário pagará sua própria viagem. Os irmãos Batista, como são conhecidos, são velhos conhecidos da operação Lava Jato, onde chegaram a fazer inclusive delação premiada.

Joesley Batista ficou gravou o ex-presidente Michel Temer (MDB) supostamente autorizando a compra do silêncio do ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PTB), depois que ele foi preso. No diálogo com Temer, Joesley também sugere pagamentos ao ex-presidente da Câmara. “Tem que manter isso, viu?”, respondeu o ex-presidente. Um dia depois da divulgação da delação, o então presidente bateu na mesa e negou as acusações.

No depoimento de Joesley durante a delação, o empresário revelou um esquema de beneficiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) durante a administração do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, em gestões petistas. Também expôs que pagava propina de 4% do valor de cada contrato aprovado no BNDES.

A viagem de Lula 

O presidente Lula embarca para o país asiático no próximo sábado (25.mar.2023). Ficará na China de 26 a 31 de março. A viagem começa em Pequim e termina em Xangai. A cidade é sede do NDB, o banco dos Brics, cuja chefia deverá ser assumida pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na presença do chefe do Executivo.

Lula vai visitar a sede da instituição, segundo o Palácio do Planalto. Além de empresários, a comitiva presencial deve contar com diferentes congressistas. A china é o maior parceiro comercial do Brasil.

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar