Policial

Samu é acionado, mas homem morre afogado em açude no Cariri

WhatsApp-Image-2024-04-01-at-07.14.03-700x350 Samu é acionado, mas homem morre afogado em açude no Cariri

FOTO REPRODUÇÃO

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado ontem (31), para tentar socorrer um banhista natural da cidade de Campina Grande que morreu afogado no Açude de Boqueirão, localizado no Cariri paraibano, em uma área conhecida como “Prainha”. Apesar do atendimento rápido, a vítima não resistiu.

Ainda não foi informado o nome da vítima. Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático revelam que o Brasil enfrenta uma média de 15 mortes por afogamento por dia, totalizando aproximadamente 5.475 óbitos anuais. Os homens são mais afetados, com uma média de 6,4 vezes mais mortes do que as mulheres. A faixa etária mais vulnerável é antes dos 29 anos, representando 45% das mortes por afogamento.

O levantamento também destaca que, diariamente, uma criança morre afogada em casa, sendo que 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos ocorrem em residências. O verão, de dezembro a março, concentra 45% dos casos, ressaltando a importância da atenção redobrada nesse período.

Apesar de uma redução de 47% na mortalidade por afogamento em 26 anos (1995-2021), indicando avanços na luta contra essa endemia, os dados destacam a necessidade contínua de conscientização, principalmente em áreas sem a presença de guardavidas.

 

PB Agora

 

 

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar