Dois irmãos que não se encontravam há 15 anos se viram novamente durante uma internação no Hospital Geral de Taperoá, Cariri da Paraíba. Segundo a unidade, os dois homens estavam internados, e os próprios profissionais perceberam a semelhança entre os sobrenomes e proporcionaram o reencontro.
José Valentim da Costa, de 86 anos, mora em Taperoá e precisou ser internado no hospital após uma cirurgia. Já Antônio Valentim da Costa, de 76 anos, mora no município de Livramento e deu entrada na unidade para realizar procedimentos clínicos.
Durante o tempo em que precisaram ficar na enfermaria do Hospital Geral de Taperoá, profissionais de saúde perceberam a semelhança entre os nomes. Foi quando a equipe de Assistência Social do hospital decidiu averiguar a relação entre os dois irmãos e descobriu que a situação não era uma simples coincidência.
As filhas dos homens relataram à equipe que eles não se viam há mais de 15 anos. Os trabalhadores do hospital, então, decidiram promover o encontro.
Mesmo em macas, os irmãos puderam se ver e ficaram emocionados com o reencontro, que aconteceu na última quinta-feira (21). Após o momento, Antônio Valentim precisou vir ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande para realizar outros procedimentos, mas reforçou que pretende conversar melhor com o irmão.
“Ações de humanização são construídas com muito respeito, empatia e amor, focando nas necessidades dos usuários, indo além dos meros aspectos patológicos. Esforço da equipe de assistência e seus familiares que ainda potencializaram a melhora e a recuperação deles”, concluiu a diretora do hospital, Débora Cristina Farias.
Com G1 PB