CidadesDestaques

População denuncia mortes de animais em Monteiro por suposto envenenamento

Envenenar animais é crime e dá cadeia.

IMG-20200825-WA0202 População denuncia mortes de animais em Monteiro por suposto envenenamentoAlguns moradores de diversos bairros do município de Monteiro no Cairri, procuraram a redação do portal nesta terça-feira (25), para denunciar a morte de cães e gatos que supostamente estão sendo envenenados.

De acordo com a denúncia, praticamente toda semana são encontrados animais envenenado em diversos bairros do município. Na última semana um cachorro foi encontrado morto na praça João Pessoa no centro de Monteiro. Moradores dos bairros Bela Vista, Alto de São Vicente, Vila Popular e Alto Legre também relataram ter encontrados animais de estimação ou animais de rua supostamente envenenados.

Envenenar animais é crime e dá cadeia!

Na Lei Federal de Crimes Ambientais:
Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos cinco anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necropsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).
Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

OPIPOCO

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar