Corinthians supera traumas e vai às quartas de final da Libertadores pela primeira vez em dez anos
“O Corinthians está nas quartas de final da Libertadores”. Pela primeira vez em exatamente uma década, a Fiel Torcida pode dizer essa frase. O Timão finalmente conseguiu superar traumas recentes na competição e avançou de fase no mata-mata
A última vez que isso aconteceu foi em 2012, justamente o ano da primeira e única conquista da Libertadores. Desde então, no entanto, o Corinthians vinha convivendo com surpresas e decepções na fase final da competição
Logo no ano seguinte ao título, o Timão encarou o Boca Juniors nas oitavas, como uma forma de “vingança” dos argentinos pela derrota na final. Depois de perder na ida, fora de casa, sofreu com decisões do árbitro Carlos Amarilla e acabou eliminado após empate em 1 a 1 no Pacaembu
Já em 2015, pela frente vinha o Guaraní, do Paraguai. O Corinthians foi derrotado por 2 a 0 na ida, mas contou com a força da torcida na volta, em casa. Apesar de jogar em uma Arena lotada, foi superado novamente, e deixou a Libertadores de forma surpreendente.
Na edição posterior, mais uma decepção em casa. Empate sem gols com o Nacional, do Uruguai, na ida, mas um 2 a 2 com o gol fora de casa como critério de desempate ainda em vigência acabou eliminando o Timão na Arena mais uma vez.
Em 2018, mais uma vez o gol fora apareceu. Derrota por 1 a 0 para o Colo-Colo no Chile no primeiro jogo e vitória por 2 a 1 em casa, mas justamente esse golzinho sofrido foi o responsável por mais uma eliminação frente à Fiel.
Dois anos depois, um novo encontro com o Guaraní, mas pela segunda rodada da fase preliminar. Depois de perder por 1 a 0 no Paraguai, o Corinthians vencia na Arena por 2 a 0 até os 46 minutos do segundo tempo, quando sofreu um gol e acabou sequer disputando a fase de grupos da competição.
Dez anos depois, com mudanças no regulamento e decidindo a vaga fora de casa, o Corinthians conseguiu se afastar de todas essas eliminações traumáticas e segue sonhando com o bicampeonato da Libertadores.
UOL